A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SÓCIO AFETIVO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Magda Cristina de Campos Souza, Sander Justino Persiano Neves, Ieda Barra de Moura Galvão

Resumo


Com a tecnologia se fazendo cada vez mais presente no nosso cotidiano e o acesso a esse meio nos dias atuais se iniciando cedo na vida das crianças, a metodologia ativa na aprendizagem tem se tornado indispensável na atuação do professor no ambiente escolar, visto que os métodos adotados pelos docentes devem buscar desenvolver habilidades sociais. Quando o aluno dialoga com o colega, suas experiências e suas dificuldades resultam em uma aprendizagem interativa. Portanto, nesta pesquisa será abordada a importância das metodologias ativas e suas contribuições em sala de aula, evidenciando-as como uma estratégia que apresenta como sua finalidade que o professor faça planejamentos e as utilize de maneira coerente, para assim a aprendizagem tornar-se significativa.



Referências


ALVES, L. Game over: jogos eletrônicos e violência. São Paulo: Futura, 2005.

ALYRIO, R. D. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, v. 1, 2009.

BACICH, L. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. In: MORAN, J.; BACICH, L. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 248-283.

BERGMANN, J.; SAMS. A. Sala de aula invertida: uma estratégia ativa de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

CUNHA, G. I. C. et al. Metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem: Proposta metodológica para disciplina gestão de pessoas. In: SILVA, A. R. L.; BIEGING, P.; BUSARELLO, R. I. (org.). Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017. p. 48-67.

BUSARELLO, I. R.; ULBRICHT, R. V.; FADEL, M. L. A gamificação sistemática do jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 12-37.

FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inovativas: na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos e pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LOPES, R. M.; ALVES, N. G.; PIERINI, M. F.; FIHO, M. V. S. Características gerais

da aprendizagem baseada em problemas. Rio de Janeiro: Publiki, 2019.

MORAIS, S. P. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: elaboração de roteiros de estudos em ‘‘salas sem paredes’’. In: BACICH, L; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prático. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 395-424.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, A. S.; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens mídias contemporâneas. vol. 2. Ponta Grossa: UEPG/ PROEX, 2015. p. 15-33.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação motivadora: abordagem teórico-prático. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 35-74.

SAHAGOFF, A. P. C. Metodologias ativas: um estudo sobre práticas pedagógicas. In: JÚNIOR, M. A.; SOUZA, L. P.; SILVA, N. L. (coord.). Metodologias ativas: práticas

pedagógicas na contemporaneidade. Campo Grande: Editora Inovar, 2019. p. 140-151.

SILVA, A. et al. Metodologias ativas: um desfio para o trabalho da orientação. In: SILVA, R. L.; BIEGING, P.; BUSARELLO, R. I. (org.). Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017. p. 28-46.

SILVA, A. M. Metodologia do trabalho científico. 3. ed. Fortaleza: EDUECE, 2018.

SILVA, L. G. M.; FERREIRA, T. J. O papel da escola e suas demandas sociais. Goiás,Revista Projeção e Docência, v. 5, n. 2, 2014.

SCHELL, Jesse. The of Game Design – A Book of Lenses. Califórnia: Morgan Kaufmann, 2008.

SCHNEIDERS, L. A. O método de sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Ed. da Univates, 2018.

THADEI, J. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 188-211.

VALENTE, J.A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com graduação em midialogia. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 77-108.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .