A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Natália Angélica Pereira Santos Barcelos, Nilceia Ferreira da Silva, Silvana Gerhardt Ribeth Pereira, Sander Justino Persiano Neves, Alcides Alves de Freitas, Ieda Barra de Moura Galvão

Resumo


O brincar faz parte do cotidiano e das vivências das crianças. As brincadeiras constituem-se como experiências inaugurais de sentir o mundo e experimentá-lo, por meio delas, a criança se insere no meio e compartilha significados. Refletir sobre a importância do brincar na educação infantil é imprescindível, a fim de que a comunidade escolar e os demais grupos percebam que o sujeito se desenvolve, aprende e cresce seguro e feliz por meio das brincadeiras. Para tanto, faz-se relevante analisar a seguinte perspectiva: de que forma o brincar contribui para a aprendizagem na educação infantil? O objetivo geral desse trabalho visa compreender de que maneira as brincadeiras auxiliam no processo de desenvolvimento e aprendizagem na etapa da educação infantil. Para elaboração desse artigo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, visando à aquisição de novos conhecimentos, utilizando um método de abordagem qualitativo e com objetivo exploratório. Os dados foram coletados mediante uma pesquisa bibliográfica. Foi realizada também uma roda de conversa no Colégio Americano de Vila Velha com a professora do grupo 5 e seus alunos.

Palavras-chave: Educação infantil. Brincar. Aprendizagem. Desenvolvimento.

Referências


BARBOSA. M. C. S. Práticas cotidianas na educação infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC, 2009. Disponível em:. Acesso em: 03 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 jun. 2023

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf.

Acesso em: 04 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação

Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Vol.3. Brasília: MECSEF, 1998. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. 2010. Anais do I Seminário Nacional:

Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2010. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeirastizuko-morchida/file. Acesso em: 01 jul. 2023.

FRIEDMANN, Adriana Brincar: Crescer e aprender – O resgate do jogo infantil, São Paulo: Moderna, 1996.

HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança, e a educação. – Petrópolis, RJ: Vozez, 1993.

______. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2002.

______. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo, Cortez, 2006, p. 13-43.

OLIVEIRA, M. K. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

TANABE, Roberta. O uso das telas e o desenvolvimento infantil. [Entrevista concedida à IFF/Fiocruz] Suely Amarante. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Flamengo, janeiro. 2022. Disponível em:

https://www.iff.fiocruz.br/index.php?view=article&id=35:uso-das-telas&catid=8. Acesso em: 04 jul. 2023.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processospsicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .