METODOLOGIAS ATIVAS: SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Giseli Jesus Airão, Iêda Barra De Moura Galvão

Resumo


O presente estudo pretende trazer uma breve reflexão sobre o tema “Metodologias Ativas e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem”. O objetivo maior é observar sua importância e como elas podem favorecer o ensino, além de apresentar os papéis que professores, alunos e escola devem assumir frente a essa metodologia. Para tanto, utilizaremos obras dos autores Moran, Freire, Berbel, Almeida, Valente, entre outros para embasamento teórico. Nossa pesquisa tem cunho bibliográfico. É importante compreender que o aluno se distancia dos métodos tradicionais e se torna o protagonista do seu conhecimento, o professor se apresenta como mediador do ensino e cabe a ele inovar as práticas pedagógicas buscando o estímulo dos alunos. Como conclusão citamos as metodologias ativas como ferramenta essencial para a mobilização do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para os sujeitos atuarem na sociedade contemporânea.



Referências


ABREU, José Ricardo Pinto de. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas -Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011. 105f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Biaconcini de. VALENTE, José Armando. A. Integração Currículo e Tecnologias e a Produção de Narrativas Digitais. Currículo Sem Fronteiras, v. 12, n. 3, Set/Dez, 2012

Assumpção, A. L. M., & Soares, A. S. (2017). Metodologias ativas - pontos e

contrapontos de uma proposta metodológica. Revista eixo, 6(1), 32-36.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de

estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40,

jan. /jun. 2011.

DIESEL, A., BALDEZ, A. L. S, & MARTINS, S. N. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. In: Revista Thema, Volume 14, Número 1, 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404 . Acesso em 27

De jun. 2023.

FLEMMING, D. M, LUZ, E. F. de, & MELLO, A. C. C. de. (2005). Tendências em

Educação Matemática. (2. ed.) Palhoça, Santa Catarina: UNISUL Virtual

FREIRE, P. (2015). Pedagogia da Autonomia. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Horn, M. B e Staker, H. (2015). Blended: Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso.

Moran, J. (2013). Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação. En T. N. Bacich (Org.), Ensino híbrido: Personalização e tecnologia na educação (pp. 28-45). Porto Alegre: Penso.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran . Acesso em: 23 de jun. 2023.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .