CONCEÇÕES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS

Raiane Alves Correia, Iêda Barra De Moura Galvão, Sander Justino Persiano Neves, Alcides Alves de Freitas

Resumo


A temática desse artigo e as concepções da educação inclusiva e tem como principal problemacomo os surdos são tratados dentro da escola e se eles têm acesso a educação inclusiva.Objetivo geral é identificar ações do governo para o incentivo de incluir os alunos comdeficiência auditiva na escola, analisar documentos. Assim, é os objetivos específicos sãoinvestigar para melhor compreensão do tema e relacionar como as leis implementadas temcomo função consolidar a inclusão dentro da sala de aula. A pesquisa foi realizada através dacoleta de dados bibliográficos e textos publicados na internet. Assim, os resultados apuradosforam que as pessoas surdas têm os seus direitos garantidos por lei e merece uma educaçãoque supre suas dificuldades e também é notório perceber o quanto a Libras é de estremaimportância para a comunicação, o bilinguismo, onde o aluno surdo vai ser bem acolhido.

Referências


BRASIL. Educação Inclusiva: documento subsidiário à política de inclusão. Brasília: MEC/Seesp, 2005.

BRASIL. Contituição Federal. Disponível em

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 07 de maio de 2023.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002.

Disponívelem:. Acesso em: 07 de maio de 2023.

BRASIL. Lei 14. 191, de 2021. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).

Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em:07 de maio de 2023.

FELIPE, T. M. Bilingüismo e surdez. In: Anais do Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 1, 1989, São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 1983.

OLIVEIRA, Adriane Silva de Abreu; ABREU, Cristiana Silva de; BRAUNA, Mayara Priscila; OLIVEIRA, Neuzenir Silva de Abreu; OLIVEIRA, Santino de. Educação Especial: os desafios da inclusão de alunos surdos no contexto escolar. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, no 18, 17 de maio de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/18/educacao-especial-os-desafios-da-

inclusao-de-alunos-surdos-no-contexto-escolar. Acesso 07 de maio de 2023.

SILVA, Daniel Neves. "Língua Brasileira de Sinais (Libras)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/lingua-brasileira-sinais-libras.htm. Acesso em 07 de maio de 2023.

MANTOAN, M. T. E. (Org.). Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, Moderna, 2003.

MONTOAN. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .