O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS AUTISTAS

Carolyna Chaves Da Felicidade, Luiza Souza Peçanha, Ieda Barra de Moura Gaçvão, Sander Justino Persiano Neves, Alcides Alves de Freitas

Resumo


A inclusão é algo cada vez mais presente na sociedade, principalmente quando pensamos no contextoeducacional, que a cada dia vem aumentando a demanda de ensino com crianças deficientes ou que possuemalgum transtorno, destacando-se principalmente com alunos autistas. O autismo é definido como um transtornocomplexo do desenvolvimento, e possui como principais características: dificuldade de interação social, déficitna comunicação e comportamentos repetitivos, aparecendo suas principais manifestações antes dos primeirosanos de vida. Ao se pensar na inclusão de alunos autistas, nos deparamos com os muitos desafios em seuprocesso de aprendizagem, e nesse sentido, destaca-se a necessidade do desenvolvimento de práticaspedagógicas que proporcionem a esses sujeitos a vivenciar a aprendizagem de forma efetiva. Visando abarcar asquestões referentes a esse processo de aprendizagem das crianças autistas, o presente trabalho tem como intuitocompreender como é realizado esse processo, ressaltando a importância das práticas pedagógicas na aquisição dosaber. O trabalho traz como questionamento “como podem ser elaboradas propostas metodológicas quecolaborem no processo de inclusão e de ensino aprendizagem de alunos autistas?” Para alcançar tais objetivos ebuscar responder ao questionamento proposto utilizou-se como postura metodológica a pesquisa bibliográfica deabordagem qualitativa. A partir da pesquisa é possível afirmar que as práticas pedagógicas podem facilitar oprocesso de aprendizagem dos alunos autistas, assim como possibilitar seu desenvolvimento em atividadesdiárias, se tornando um ser mais autônomo e independente.

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