REFLEXÕES SOBRE AS FUNÇÕES IDEOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO

Francisco Fernandes Ladeira, Jaqueline Otone Moreira, Vilma Monteiro Althoff

Resumo


A escola é uma importante célula constitutiva de nossa sociedade. Nesse sentido, compreender as diferentes funções ideológicas assumidas pelas instituições escolares é de fundamental importância para a prática docente. No decorrer da história, as instituições de ensino geralmente foram utilizadas para reproduzir a ideologia da classe dominante de uma determinada sociedade. Por outro lado, a educação, enquanto ato político, também pode proporcionar aos alunos as ferramentas conceituais necessárias para desvelar a realidade, contribuindo assim para a transformação da sociedade e para a promoção da emancipação humana. Desse modo, o presente trabalho discute o caráter dialético da educação e a sua importância no jogo de relações sociais. Para tanto, elaborou-se uma retomada histórica da educação, estabelecendo-se um paralelo com as lutas de classes e a consolidação da burguesia no poder. Também foram analisadas diferentes perspectivas sobre a educação enquanto fenômeno político e social presentes nas obras de influentes pensadores como Milton Friedman, Émile Durkheim, Paulo Freire e Louis Althusser.

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