EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA PERSPECTIVA HISTÓRICA E TRAVESSIA PARA A INCLUSÃO NA ESCOLA.
Resumo
Discute sobre a educação especial no que tange ao percurso histórico que durante um período no nosso país, a educação especial mal tinha "vez" no ensino, era algo que passava longe da nossa sociedade. E foi a partir de 1970 que a educação especial passou a ser vista com outros olhos no nosso país, dando ênfase a educação especial inclusiva, ou seja, a educação que não separa as pessoas com deficiência e as ditas normais, pois qualquer uma delas tem e devem ter o direito de estar entre todos na sociedade. O papel do educador é incluir os alunos com deficiência tanto na escola, como também na sociedade, visando sempre para a questão de essa pessoa não ficar isolada e nem perdida na sociedade. Tem-se o papel de ensinar pelo menos o básico para o aluno com deficiência a conviver na sociedade, no meio das demais e não se sentir excluída em qualquer ambiente.
Palavras-chave: História. Inclusão. Sociedade. Educação.
Referências
Visitado em: 12 de Dezembro de 2017.
Visitado em: 12 de Dezembro de 2017.
Visitado em: 12 de Dezembro de 2017.
CHALITA, Gabriel. A educação está no afeto. São Paulo. Editora Gente, 2001.
FUSARI, José Cerhi. Formação contínua de educadores na escola e em outras situações. O coordenador pedagógico e a formação docente, 5ª ed, São Paulo: Loyola, 2004, capítulo l, p. 17-25.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .