A articulação entre Direitos Humanos e Educação sinaliza a importância de que homens e mulheres, crianças e jovens, sejam formados e conduzam seus modos de viver e conviver inspirados pelo respeito à dignidade humana e pelos princípios da igualdade, da liberdade e da fraternidade, como dita o preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Nos últimos anos, estudos vinculam os Direitos Humanos e a Educação ao processo de formação escolar e ao exercício da cidadania, destacando as reflexões que contribuem para o reconhecimento da dignidade humana e do respeito, que devem sustentar as relações entre as pessoas nos diversos âmbitos de convivência social: na família, na escola, no bairro, na cidade, no país.
Especificamente no Brasil, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2003), um conjunto de ações no ensino formal vem sendo desenvolvido. Em 2010, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apoiaram as Secretarias Estaduais de Educação no desenvolvimento de Planos de Ação de Educação em Direitos Humanos.
Assim, considerando a importância de estudos e discussões que analisem os avanços e as limitações de uma educação voltada para a cidadania e para a democracia, e a missão institucional da Rede, este número da Revista Científica Doctum Educação tem como temática principal os Direitos Humanos, apresentando artigos de docentes e discentes da Rede que perpassam o tema em pauta, em diferentes aspectos.
Assim, convidamos a lerem e refletirem sobre as temáticas abordadas nesta edição para aprofundarmos o debate e o conhecimento a respeito da temática, apontando a importância da educação para a cultura dos direitos humanos.
Profa. M.Sc. Monique Montenegro, Editora Geral.
Sumário
Artigos
COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
Clemilson Bosco Andrade, Jhennyfer Cristina Bandeira dos Santos, Vanderléia Carolina da Silva Moura |
DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL DR. GERALDO PARREIRAS DE JOÃO MONLEVADE – MG | |
Geralda Carolina Martins de Castro Domingues, Breno Eustáquio da Silva |
BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA: DESAFIOS VIVENCIADOS NO AMBIENTE ESCOLAR | |
Juliana Lambranho Tofano da Silva, Dorcas Rodrigues Silva de Recamán |
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS NA TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – 1º e 2º ANOS | |
Vasti Gonçalves de Paula, Hozana Azevedo Rocha |
REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA REDE DE ENSINO DOCTUM | |
Juliano Sepe Lima Costa, Monique Montenegro |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA PERSPECTIVA HISTÓRICA E TRAVESSIA PARA A INCLUSÃO NA ESCOLA. | |
Mahyris Felix Coelho, Anna Cecilia Teixeira |
ATUAÇÃO DOCENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR | |
Anne Karoline Dias Soares, Jacqueline Costa Meirelles, Sonilda da Silva Santos |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Angélica Alves, Camila Ferreira, Gabrieli Sgrâncio |
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ISSN: 2448-1815