OS ENTRELACES ENTRE TEORIA E PRÁTICAS DE ENFERMAGEM BASEADAS EM EVIDÊNCIAS NA UNIDADE DE ALTA DEPENDÊNCIA DE CUIDADOS (UADC): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Vinícius de Oliveira Muniz, Samantha dos Santos Ronquete

Resumo


A graduação de enfermagem requer momentos de práticas que se mesclam com o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula. O objetivo deste artigo foi descrever o processo de aulas práticas da disciplina de enfermagem na saúde do adulto1 e do idoso, cursadas pelos alunos do quinto período de enfermagem da Faculdade Doctum de Serra-ES, ocorridas no setor da UADC, do Hospital Estadual Dório Silva (HDS), neste mesmo município. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, por descrever de forma minuciosa, certo tipo de vivência que contribui relevantemente para uma determinada área de atuação usando a Prática Baseada em Evidências (PBE), o Team-Based Learning (TBL) e a problematização. Os resultados proporcionados foram a oportunidade de aplicar escalas como Glasgow, Ramsay, Braden, Morse e Fugulin, executar procedimentos básicos de enfermagem como aspiração traqueal, curativos e uma maior proximidade com cuidados paliativos. Verificou-se a possibilidade de uma integração do conteúdo teórico com a execução na prática em um setor hospitalar em tempo real; um melhor e maior desempenho nas técnicas de cuidados de enfermagem e a corroboração da importância da fusão entre ensino teórico e prático na graduação.

Palavras-chave: Enfermagem baseada em evidências. Enfermagem e aula prática. Unidade de Alta Dependência de Cuidados.


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