O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PROCESSO DE DESEMPOEIRAMENTO EM USINA SIDERÚRGICA

Anderson Aparecido Marques, Filipe Lacerda Fonseca, Maiara Mercedes Helmer, Francisca Daniela Andreu Simões Moraes Lage

Resumo


O presente estudo se apresenta em forma de pesquisa teórica e de campo numa empresa siderúrgica. Enfatiza o funcionamento dos filtros de manga. Aborda os aspectos da possibilidade de redução do consumo de energia elétrica e poluição emitida. Aborda também eficiência dos materiais e equipamentos nos processos de produção relacionados ao desempoeiramento. Questiona sobre os aspectos envoltos e possíveis soluções aplicáveis ao alto consumo de energia elétrica no processo de desempoeiramento em uma usina siderúrgica. Tem como objetivo geral pesquisar e identificar soluções para a redução do consumo de energia elétrica nos filtros de manga através de estudos feitos com a construção de protótipos em laboratório. Averigua a possibilidade de troca de motores de indução por motores de imã permanente e se a troca elucidaria sobre o entrave do alto consumo. Pontua argumentos relacionados a custos de produção e sua relação com a eficiência nos processos produtivos.  Tem como referenciais teóricos estudos de relacionados os tema e hipóteses incutidas nos mesmos. Fundamenta sua metodologia em pesquisas bibliográficas aliadas a práticas de pesquisa de campo. Fundamenta-se também em entrevistas com profissionais da área. Pontua resultados que corroboram com as hipóteses e afirmações fundamentadas nas pesquisas bibliográficas. Conclui com percepções oriundas dos estudos e atividades implementadas durante os processos de pesquisa.

Palavras-chave: Filtros de manga. Pesquisa. Protótipos. Produção.

Referências


BARBOSA, Marcelo Garcia; SILVA Celso Luiz da. Eficiência de um filtro de mangas no tratamento de gases oriundos de caldeira de queima de biomassa sólida. Fórum Ambiental da Alta Paulista: 2013, p.293-308.

BATISTONI, Celésio. Padronização e desenvolvimento de filtros de mangas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BEVILAQUA, Tiago Maximiliano et al. Desenvolvimento capitalista e progresso técnico na revolução industrial. 176f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP:1998.

COGGIOLA, Osvaldo. Da Revolução industrial ao Movimento Operário. As origens do mundo contemporâneo. Porto: 2015.

DIAS, Moisés de Mattos et al. Motores Síncronos Trifásicos com Ímãs Permanentes. Canoas: Revista Technologia, v. 6, n. 2, p. 107-127, 2005.

FIRME, Vinícius de Azevedo Couto; VASCONCELOS, Cláudio Roberto Foffano. O setor siderúrgico nacional: uma análise inter-regional de insumo produto para o período de 1999 a 2002: 2014.

JORDAN, Howard E., Energy efficient electric motors and their application, Van Nostrand Reinhold Co., New York: 1983.

NAU, L., Sebastião. Influência dos materiais condutores e magnéticos no desempenho de motores elétricos e sua correlação com a qualidade de energia elétrica. WEG, Jaraguá do Sul – Santa Catarina: 1999.

OLIVEIRA, V. F.; ALMEIDA, N. N.; CARVALHO, D. M.; PEREIRA, F. A. A. Um estudo sobre a expansão da formação em Engenharia no Brasil. Revista de Ensino de Engenharia, v. 32, p. 29-44, 2013.

SILVA, M. E. F.; FONSECA, E. Mudanças tecnológicas e qualidade de vida no trabalho: até que ponto o avanço tecnológico contribui para a vivência da qualidade de vida no trabalho. In: XVIII Congresso Nacional De Secretariado. Belo Horizonte: 2012.

Apoio Projetos Engenharia e Comércio. Filtros de Manga. Disponível em:

. Acesso em: 20 mar. 2018.

Portal do jornal Estadão. Disponível em: . Acesso em: 21 de mar. 2018

Portal G1/ Globo/Educação. Disponível em:

. Acesso em: 15 de mar. 2018

Portal Weg. Disponível em: . Acesso em: 15 de mar. 2019


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.