Dá para ser feliz no trabalho?

Liliane Moreira

Resumo


A felicidade tem sido uma das maiores buscas da sociedade atual, e apesar do ambiente laboral ser o local onde a maior parte dos dias é vivenciada, pensar em ser feliz no trabalho representa um grande paradoxo para a maioria dos profissionais. Por outro lado, as organizações já perceberam que profissionais que conseguem encontrar a satisfação no trabalho, produzem mais e melhor, gerando assim, um despertar em empresários e gestores de pessoas para o tema felicidade. Mas, por onde começar? O Coaching pode ser a bússola que faltava para o início desta caminhada. Em um cenário de turbulências econômicas e políticas, incentivando as pressões sociais pela alta performance profissional e autocobrança pela felicidade, o presente artigo ousa afirmar que é possível ser feliz no trabalho. Para chegar a esta importante afirmação, foi realizado além de uma revisão bibliográfica, um estudo das principais pesquisas realizadas sobre o assunto nos últimos anos, que permitiram abordar inicialmente o conceito de felicidade e a interação social com o tema, traçando posteriormente um panorama da relação humana com o trabalho e promovendo uma aproximação analítica entre felicidade e trabalho. Com as bases fortalecidas, será apresentado o Coaching como uma eficiente metodologia de desenvolvimento humano que se torna a ferramenta apropriada para direcionar a construção de uma carreira feliz, capaz de satisfazer o bem estar pessoal e as expectativas organizacionais por resultados extraordinários.

 

 

 


Referências


ARAÚJO, R.R., SACHUK, M.I. Os Sentidos do Trabalho e suas implicações na formação dos Indivíduos Inseridos nas Organizações Contemporâneas. Revista de Gestão USP, São Paulo, v.14, n.1, p. 53-66, 2007.

ARCHO, Shawn. O jeito Harvard de ser feliz. 7 ed. São Paulo. Saraiva, 2015.

DALMAU, Marcos Baptista Lopez.; TOSTA, Kelly Cristina Benetti Tonani. Estratégia de Gestão de Pessoas. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

DINO. Mais de 50% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com seu emprego. Terra 11 set. 2018. Disponível em: Acesso em 01 de outubro de 2018.

DINO. Comunicação Corporativa: Coaching movimenta U$23 bilhões no mundo e já tem formação profissional no Brasil. Exame. Disponível em: . Acesso em: 05 de setembro de 2018.

DINO. Mesmo com o país em crise, a profissão de coach cresce cada vez mais. Revista Exame, 13 abr. 2016. Disponível em: http://exame.abril.com.br/ negocios/dino/mesmo-com-o-pais-em-crise-a-profissao-coach-cresce-cada-vez-mais-dino89092661131/>. Acesso em: 06 de setembro de 2018.

GRANATO, Luísa. O que é sucesso para a nova geração?. Revista exame 21 set. 2018. Disponível em:

IBGE. PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 12,1% e taxa de subutilização é de 24,4% no trimestre encerrado em agosto. Disponível em: Acesso em 01 de outubro de 2018.

INTERNATIONAL COACH FEDERATION. Sobre o ICF. Disponível em . Acesso em 30 de julho de 2018.

LYUBOMIRSKY, Sonja. A ciência da felicidade: Como atingir a felicidade real e duradoura. Rio de Janeiro. Elsevier 2008.

MARQUES, J. R. Coaching e Carreira: Técnicas poderosas, resultados extraordinários. 1º ed. Goiânia: Editora IBC, 2013.

MARQUES, J. R.. Coaching: conceito e significado. IBC Coaching. Disponível em: . Acesso em 30 de agosto de 2018.

MARQUES, J. R. Definições de Coaching. IBC Coaching. Disponível em: http://www.ibcCoaching.com.br/portal/Coaching/definicoes-de-Coaching/>. Acesso em: 01 de agosto de 2017.

MATTA, Vilela da, e VICTORIA, Flora. O que é Coaching? Disponível em: Acesso em 30 de setembro de 2018.

MCMARROM, Darrin M. Happiness, the hard way. Greater Good Magazine. 01 mai. 2009. Disponível em:

the_hard_way> Acesso em 30 de setembro de 2018.

MOREIRA, Liliane. Por que felicidade? Portal Administradores. 28 mar. 2018. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/por-que-felicidade/109905/> Acesso em 30 de setembro de 2018.

NEWMAN, Kira M. Variety is the spice of emotional life. Greater Good Magazine, 22 dez. 2014. Disponível em:

is_the_spice_of_emotional_life> Acesso em 01 de outubro de 2018.

NEWMAN, Kira M. Is Social Connection the Best Path to Happiness? Greater Good Magazine. 27 jun. 2018. Disponível em:

article/ item/is_social_connection_the_best_path_to_happiness> Acesso em 10 de outubro de 2018.

SANTOS, João Bosco Feitosa dos. O avesso da maldição do Gênesis. A Saga de quem não tem trabalho. São Paulo: Annablume: Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto do Governo do Estado do Ceará, 2000.

SELIGMAN, Martin E. P. Florescer – Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

MARQUES, J. Roberto. O coaching vai trazer o melhor de mim. IBC Coaching. 23 jul 2018. Disponível em: < https://www.ibcCoaching.com.br/portal/Coaching/o-Coaching-vai-trazer-o-melhor-de-mim/. Acesso em 28 de outubro de 2018

MARQUES, J. Roberto. Coaching para aceleração de resultados. IBC Coaching. 19 abr. 2016. https://www.jrmCoaching.com.br/blog/Coaching-para-aceleracao-de-resultados/ Acesso em 30 de outubro de 2018.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.