A QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES COMERCIAIS FECHADOS: PREVENINDO PATOLOGIAS ASSOCIADAS À PERMANÊNCIA DIÁRIA EM ESPAÇOS COM CLIMATIZAÇÃO ARTIFICIAIS

Rogério Francisco Werly da Costa, Maxwell Andrade Rodrigues, Tiago Da Cunha Rosa, Lindomar Luciano Da Silva, Hiury George Garcia, Jonatas De Souza Melo, Márcio Pereira Souza

Resumo


O conforto ambiental no ambiente de trabalho há muito tem sido alvo de investigações por parte daqueles que buscam meios de promover mudanças no ambiente laboral, a fim de torná-lo menos adoecedor. O objetivo é garantir a produtividade do usuário, peça fundamental neste processo. Para tanto, partindo da premissa de que a qualidade do ar interfere no estado de saúde do trabalhador, e consequentemente em suas atividades, através da arquitetura é possível prover a segurança e o bem-estar dos usuários, precavendo o desenvolvimento de patologias associadas à permanência em ambientes fechados, sobretudo com climatização artificiais.

 

Palavras-chave: Ambiente Fechado. Atividade Laboral. Qualidade do Ar.


Referências


ALBUQUERQUE, Lindolfo G. Competitividade e Recursos Humanos. Tese apresentada à FEA/USP, São Paulo: Revista de Administração da USP, 1992, vol. 27,

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em . Acesso em 15/09/2017

BRICKUS, L.S.R. e AQUINO NETO, F.R. DE. A qualidade do ar de interiores e a saúde pública São Paulo: Revista Brasileira de Toxicologia, n. 14(1), p. 29–35, 2001.

BRITTO, Valéria Araújo De Sousa. O direito do empregado ao ambiente de trabalho seguro e saudável: a tutela do princípio da dignidade humana. Boletim Jurídico, Uberaba: a. 13, no, 1195. Disponível em: Acesso em: 26 set. 2017.

CARDOSO, Fátima. Doenças de concreto e vidro. Revista Superinteressante, n° 053 de 1992. Disponível em: http://super.abril.com.br/saude/ambientesfechadosedificios-modernosdoencasconcreto-vidro-440166.shtml. Acesso em 08 out. 2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

GRANDI, Mariele Stefani; GUIMARÃES, Lia Buarque De Macedo. Síndrome do edifício doente: o caso do edifício da justiça federal de primeira instância de Porto Alegre/rs–Fórum Américo Godoy Ilha, Laboratório de Otimização de Produtos e Processos / Departamento de Engenharia de Produção UFRS II Fórum Brasileiro de Ergonomia-I Congresso Brasileiro de Iniciação Cientifica em Ergonomia – Aberto Jovem. Porto Alegre, Rio Grande do Sul 2004

LANCMAN, S.; NOGUCHI, J.; BARBOSA. N. D.; JARDIM, T. A. Contribuições do

estudo da subjetividade na análise e intervenção no trabalho. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo: v. 13, n. 1, p.22-30, jan./abr. 2002.

PRÜSS-USTÜN A, Corvalan C. Preventing disease through health environments: towards an estimate of the environmental burden of disease. Geneva: WHO, 2006.

MARTINS. Alexandre Alves. A qualidade de vida no trabalho em uma empresa de comunicação. Relatório de Análise de Intervenção elaborado como requisito para disciplina de TCCII do Centro Univ. Mun. de São José-SC: 2011.

PAGEL, Érica Coelho; ALVAREZ, Cristina Engel De; REIS JR, Neyval Costa. O edifício sustentável e a qualidade do ar interno. XVI Encontro Nacional de tecnologia do ambiente construído: Desafios e Perspectivas da Internacionalização da Construção. São Paulo: 2016.

RIBEIRO, Almir Francisco; ALMEIDA, Gutenberg Paiva De; DAMASCENO, Rogério De Souza; PINTO, Rômulo De Carvalho Padilha. Proposta para avaliação de sistema de ar-condicionado com foco nas questões de conforto, saúde, segurança e ambiental. Universidade Federal Fluminense- RJ: 2004.

SESI O68a - Organização Mundial da Saúde. Ambientes de trabalho saudáveis: um modelo para ação para empregadores, trabalhadores, formuladores de política e profissionais. Tradução do Serviço Social da Indústria. Brasília: SESI/DN, 2010.

SIQUEIRA, Luiz Fernando de Góes; CARDOSO, Maria Regina Alves; OGAWA Yoshifumi; SILVEIRA, Maria José. Qualidade Interna do Ar, Edição 44, Mirandópolis São Paulo: Revista Infra, 2004.

TEIXEIRA, Dimas Barbosa; BRIONIZIO, Julio Dutra; PEREIRA, Leandro Joaquim Rodrigues; MAINIER, Fernando Benedicto. Síndrome dos edifícios doentes em recintos com ventilação e climatização artificiais: revisão de literatura. In: Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, 8., Rio de Janeiro: CREA-RJ, 2005.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.