Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Anais dos Ateliês Técnico-Científico - Juiz de Fora?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

 

CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas da Revista serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;

2. Os arquivos estão em formato Word e NÃO CONTÊM a identificação de seus autores, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista na avaliação dos pares. No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional serão preenchidas em espaços próprios do Sistema e não devem constar do corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares. Tampouco se aceitam quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores;

4. O texto está em conformidade com as diretrizes políticas da Revista e de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

A Revista Científica Multidiscipliar da Rede Doctum aceita apenas trabalhos inéditos de autores nacionais e do exterior. Os textos devem ser originais, e não estar em apreciação por outra publicação.  Devem estar de acordo com as seguintes normas editoriais:

1. Os textos podem ser apresentados em português, francês, inglês ou espanhol. Quando escritos em francês, inglês ou espanhol, deverão ter título, resumo e palavras-chave em português, inglês e na língua original.

2. Os textos deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

3. Os textos deverão trazer resumos em português, além de três a cinco palavras-chave. O resumo deve conter entre 200 e 250 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários.

As referências devem obedecer à norma técnica NBR6023, de 30/08/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

4. Formato do texto:

a) Margens: superior e esquerda de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;

b) Fonte: Times New Roman, corpo 12 para o texto; corpo 11 para as citações destacadas; corpo 8 para notas de fim.

c) Número de páginas: no mínimo 8 no máximo 20 incluindo resumo, notas e referências.

5. O título do trabalho deve ser breve, específico, e conter palavras específicas do seu conteúdo. Fonte 14, negrito, letra maiúscula, centralizado.

6. O resumo deve ressaltar o objetivo, metodologia e resultados e sintetizar os principais aspectos abordados no texto, não devendo ultrapassar 250 palavras. O resumo terá espaçamento simples (1pt) e tamanho de fonte 12. Deve ser seguido das palavras-chave (até cinco), representativas do conteúdo do documento, separadas uma da outra por um ponto.

7. As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar no final do texto. Devem ser evitadas notas de rodapé.

8. Os subtítulos no corpo do texto devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, sem numeração. As palavras estrangeiras à língua original devem vir em itálico.

9. As citações no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano da publicação e das páginas do texto citado, colocados entre parênteses.  Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. As citações com mais de três linhas devem estar separadas em parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 11, entrelinha simples.

10. As referências devem constituir uma lista única, no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome do autor. Sua apresentação deve pautar-se pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Deve vir em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

11 Quando se tratar de obra consultada on line, é necessário indicar o endereço eletrônico e a data em que foi acessada. Se o trabalho consultado estiver em suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), deverá constar essa informação.

12 As imagens ou ilustrações devem vir em resolução mínima de 300 dpi. As tabelas, imagens e gráficos devem vir inseridos no texto.

13 A referência completa da citação virá em lista única, ao final do artigo. A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor.

14 Em caso de uso de siglas, estas, na primeira citação, devem vir entre parênteses, imediatamente após o nome do que representam.

15.  O uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e subtítulos; o de itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras em língua estrangeira.

Somente serão aceitos os trabalhos que preencherem as condições citadas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2674-8789