POLÍTICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS: A CULTURA COMO DIREITO

Lilian Menenguci

Resumo


As políticas e as práticas na perspectiva inclusiva, tanto no contexto local quanto no âmbito global, são elementos disparadores de reflexões e de produções acerca de sua implantação e implementação, respectivamente. Isso vale para diferentes áreas de conhecimento. No caso desta proposta, que é fruto do recorte atualizado de uma pesquisa apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), são pensadas as fragilidades e as potências advindas do campo da Cultura. O objetivo do trabalho é discutir, a partir de agentes culturais, as tarefas e os desafios enfrentados cotidianamente por eles no que se refere às políticas e práticas inclusivas. Para isso, elegemos o cenário capixaba como lugar. A intenção, a partir dessa proposta, foi ampliar e fortalecer a discussão acerca da Acessibilidade como condição para a garantia de direitos na cultura. Do ponto de vista metodológico, o estudo, sustentado em autores como Chauí, contou com a participação de seis agentes culturais. Para a coleta de dados, se utilizou de questionários e visitas técnicas. A análise de dados corrobora para pensar sobre o que tem sido dito e o quanto tem sido feito em nome da inclusão. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação do diálogo a respeito do tema tanto quanto destaca a exigência de processos formativos na perspectiva da cultura como direito de todos.

Palavras-chave: Políticas. Práticas. Inclusão. Cultura. Direito.


Referências


BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHAUÍ, Marilena. Cidadania Cultural: o direito à Cultura. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2006.

MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Rio de Janeiro: DP&A, 2004b.

PRIGOGINE, I. O fim da certeza. In: CANDIDO MENDES (orgs.). Representação e complexidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

SANTOS, Boaventura de Souza. (1995). Entrevista com o professor Boaventura de Souza Santos em 24/04/2009. [Disponível na internet: http:dhi.uem.br/Jurandir/Jurandir-boaven1.htm]

SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade em espaços culturais: mediação e comunicação sensorial. São Paulo: EDUC:FAPESP, 2015.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .