EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VERSUS EDUCAÇÃO PRESENCIAL: IMPRESSÕES DISCENTES SOBRE AS DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS
Resumo
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo estudar o resultado das avaliações das práticas pedagógicas de um Centro Universitário em Minas Gerais no que se refere aos semestres 1.2013, 2.2013 e 1.2014. Foram comparados os resultados entre 486 disciplinas, avaliadas por 28,6% dos estudantes da instituição. A partir do resultado, foi possível constatar os pontos fortes e fracos das disciplinas, bem como indicar alternativas para qualificar os conteúdos e a relação entre docentes e discentes. A análise inicial foi baseada na média de notas dadas pelos(as) estudantes no processo de Avaliação Institucional (AI), organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), para cada uma das disciplinas organizadas por modalidade de ensino. Os resultados obtidos reforçam a visão de que a educação é um projeto contínuo e em constante evolução. A transformação digital, longe de representar uma ameaça, oferece oportunidades valiosas para repensar e enriquecer a prática pedagógica
Palavras-chave: Educação à distância. Metodologias de ensino. Modalidades de Ensino
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 out. 1996. Disponível em: . Acesso em: 08 jun. 2017.
______. Ministério da Educação. Portaria nº 1134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Diário Oficial da União, Brasília, 10 out. 2001. p. 21. Disponível em: . Acesso em: 08 jun. 2017.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34, 1993, 208 p.
____________. O que é Virtual? São Paulo: Editora 34, 1995, 150 p.
____________. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999, 260 p.
VIGNERON, Jacques. Comunicação Interpessoal e Formação Permanente. São Paulo: Angellara Editora, 1997, 218 p.
VIGNERON, Jacques e OLIVEIRA, Vera Barros de. Sala de Aula e Tecnologias. São Paulo: Editora Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), 2005, 142 p.
Inserir aqui a referência ao Regimento do Centro Universitário
Apontamentos
- Não há apontamentos.