A QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES COMERCIAIS FECHADOS: PREVENINDO PATOLOGIAS ASSOCIADAS À PERMANÊNCIA DIÁRIA EM ESPAÇOS COM CLIMATIZAÇÃO ARTIFICIAIS
Resumo
O conforto ambiental no ambiente de trabalho há muito tem sido alvo de investigações por parte daqueles que buscam meios de promover mudanças no ambiente laboral, a fim de torná-lo menos adoecedor. O objetivo é garantir a produtividade do usuário, peça fundamental neste processo. Para tanto, partindo da premissa de que a qualidade do ar interfere no estado de saúde do trabalhador, e consequentemente em suas atividades, através da arquitetura é possível prover a segurança e o bem-estar dos usuários, precavendo o desenvolvimento de patologias associadas à permanência em ambientes fechados, sobretudo com climatização artificiais.
Palavras-chave: Ambiente Fechado. Atividade Laboral. Qualidade do Ar.
Referências
ALBUQUERQUE, Lindolfo G. Competitividade e Recursos Humanos. Tese apresentada à FEA/USP, São Paulo: Revista de Administração da USP, 1992, vol. 27,
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em . Acesso em 15/09/2017
BRICKUS, L.S.R. e AQUINO NETO, F.R. DE. A qualidade do ar de interiores e a saúde pública São Paulo: Revista Brasileira de Toxicologia, n. 14(1), p. 29–35, 2001.
BRITTO, Valéria Araújo De Sousa. O direito do empregado ao ambiente de trabalho seguro e saudável: a tutela do princípio da dignidade humana. Boletim Jurídico, Uberaba: a. 13, no, 1195. Disponível em: Acesso em: 26 set. 2017.
CARDOSO, Fátima. Doenças de concreto e vidro. Revista Superinteressante, n° 053 de 1992. Disponível em: http://super.abril.com.br/saude/ambientesfechadosedificios-modernosdoencasconcreto-vidro-440166.shtml. Acesso em 08 out. 2017.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
GRANDI, Mariele Stefani; GUIMARÃES, Lia Buarque De Macedo. Síndrome do edifício doente: o caso do edifício da justiça federal de primeira instância de Porto Alegre/rs–Fórum Américo Godoy Ilha, Laboratório de Otimização de Produtos e Processos / Departamento de Engenharia de Produção UFRS II Fórum Brasileiro de Ergonomia-I Congresso Brasileiro de Iniciação Cientifica em Ergonomia – Aberto Jovem. Porto Alegre, Rio Grande do Sul 2004
LANCMAN, S.; NOGUCHI, J.; BARBOSA. N. D.; JARDIM, T. A. Contribuições do
estudo da subjetividade na análise e intervenção no trabalho. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo: v. 13, n. 1, p.22-30, jan./abr. 2002.
PRÜSS-USTÜN A, Corvalan C. Preventing disease through health environments: towards an estimate of the environmental burden of disease. Geneva: WHO, 2006.
MARTINS. Alexandre Alves. A qualidade de vida no trabalho em uma empresa de comunicação. Relatório de Análise de Intervenção elaborado como requisito para disciplina de TCCII do Centro Univ. Mun. de São José-SC: 2011.
PAGEL, Érica Coelho; ALVAREZ, Cristina Engel De; REIS JR, Neyval Costa. O edifício sustentável e a qualidade do ar interno. XVI Encontro Nacional de tecnologia do ambiente construído: Desafios e Perspectivas da Internacionalização da Construção. São Paulo: 2016.
RIBEIRO, Almir Francisco; ALMEIDA, Gutenberg Paiva De; DAMASCENO, Rogério De Souza; PINTO, Rômulo De Carvalho Padilha. Proposta para avaliação de sistema de ar-condicionado com foco nas questões de conforto, saúde, segurança e ambiental. Universidade Federal Fluminense- RJ: 2004.
SESI O68a - Organização Mundial da Saúde. Ambientes de trabalho saudáveis: um modelo para ação para empregadores, trabalhadores, formuladores de política e profissionais. Tradução do Serviço Social da Indústria. Brasília: SESI/DN, 2010.
SIQUEIRA, Luiz Fernando de Góes; CARDOSO, Maria Regina Alves; OGAWA Yoshifumi; SILVEIRA, Maria José. Qualidade Interna do Ar, Edição 44, Mirandópolis São Paulo: Revista Infra, 2004.
TEIXEIRA, Dimas Barbosa; BRIONIZIO, Julio Dutra; PEREIRA, Leandro Joaquim Rodrigues; MAINIER, Fernando Benedicto. Síndrome dos edifícios doentes em recintos com ventilação e climatização artificiais: revisão de literatura. In: Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, 8., Rio de Janeiro: CREA-RJ, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.