Diretrizes para Autores
Diretrizes para Autores
CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO
Como parte do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas da Revista serão devolvidas aos autores.
1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
2. Os arquivos estão em formato Word e NÃO CONTÊM a identificação de seus autores, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista na avaliação dos pares. No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional serão preenchidas em espaços próprios do Sistema e não devem constar do corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares. Tampouco se aceitam quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores;
4. O texto está em conformidade com as diretrizes políticas da Revista e de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS
A Revista Científica Multidiscipliar da Rede Doctum aceita apenas trabalhos inéditos de autores nacionais e do exterior. Os textos devem ser originais, e não estar em apreciação por outra publicação. Devem estar de acordo com as seguintes normas editoriais:
1. Os textos podem ser apresentados em português, francês, inglês ou espanhol. Quando escritos em francês, inglês ou espanhol, deverão ter título, resumo e palavras-chave em português, inglês e na língua original.
2. Os textos deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
3. Os textos deverão trazer resumos em português, além de três a cinco palavras-chave. O resumo deve conter entre 200 e 250 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários.
As referências devem obedecer à norma técnica NBR6023, de 30/08/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.
4. Formato do texto:
a) Margens: superior e esquerda de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;
b) Fonte: Times New Roman, corpo 12 para o texto; corpo 11 para as citações destacadas; corpo 8 para notas de fim.
c) Número de páginas: no mínimo 8 no máximo 20 incluindo resumo, notas e referências.
5. O título do trabalho deve ser breve, específico, e conter palavras específicas do seu conteúdo. Fonte 14, negrito, letra maiúscula, centralizado.
6. O resumo deve ressaltar o objetivo, metodologia e resultados e sintetizar os principais aspectos abordados no texto, não devendo ultrapassar 250 palavras. O resumo terá espaçamento simples (1pt) e tamanho de fonte 12. Deve ser seguido das palavras-chave (até cinco), representativas do conteúdo do documento, separadas uma da outra por um ponto.
7. As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar no final do texto. Devem ser evitadas notas de rodapé.
8. Os subtítulos no corpo do texto devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, sem numeração. As palavras estrangeiras à língua original devem vir em itálico.
9. As citações no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano da publicação e das páginas do texto citado, colocados entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. As citações com mais de três linhas devem estar separadas em parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 11, entrelinha simples.
10. As referências devem constituir uma lista única, no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome do autor. Sua apresentação deve pautar-se pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Deve vir em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
11 Quando se tratar de obra consultada on line, é necessário indicar o endereço eletrônico e a data em que foi acessada. Se o trabalho consultado estiver em suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), deverá constar essa informação.
12 As imagens ou ilustrações devem vir em resolução mínima de 300 dpi. As tabelas, imagens e gráficos devem vir inseridos no texto.
13 A referência completa da citação virá em lista única, ao final do artigo. A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor.
14 Em caso de uso de siglas, estas, na primeira citação, devem vir entre parênteses, imediatamente após o nome do que representam.
15. O uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e subtítulos; o de itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras em língua estrangeira.
Somente serão aceitos os trabalhos que preencherem as condições citadas.