Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Periódico científico nacional, aberto a contribuições da comunidade científica brasileira, arbitrada e distribuída a leitores através de meio eletrônico. Sua missão é publicar contribuições científicas originais em forma de artigos científicos, resenhas, resumos, papers e entrevistas que versem sobre temas relevantes para as diversas áreas do conhecimento.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

a) Os artigos, resenhas, resumos e papers recebidos para publicação na Revista Científica Doctum Multidiscipliar serão avaliados por sua Comissão Editorial. Aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos e os demais encaminhados para a análise de dois pareceristas. Caso um dos pareceres recomende a não publicação, o produto científico será encaminhado a um terceiro parecerista.

b) Fazem parte dos critérios editoriais da Revista, a serem avaliados no primeiro contato com a equipe editorial, os seguintes itens: dados completos sobre a afiliação do autor; resumo com todos os dados solicitados; palavras-chave; ineditismo; publicação de artigo do mesmo autor na Revista só é permitido uma vez em cada edição; aplicação das normas específicas da revista no que diz respeito a todos os itens. Após esta avaliação, o texto é encaminhado para dois pareceristas.

c) Os aspectos que orientam a avaliação dos pareceristas para a análise são: conteúdo teórico e empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, perfeita aplicação e descrição da metodologia utilizada, correta estrutura de texto e boa qualidade de redação descritos no Manual de Pesquisa da Rede de Ensino Doctum. Caso esses requisitos não sejam respeitados, o avaliador poderá recusar o artigo ou sugerir modificações para nova avaliação. A Comissão Editorial encaminhará as sugestões de reformulações ao autor. Se for reformulado, o artigo deverá ser novamente submetido à avaliação pelo site da revista.

d) É franqueada à Comissão Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

e) A exemplo do que ocorre na comunidade científica internacional, alguns trabalhos podem ser resultado de convites encaminhados a especialistas, em função de sua notória competência e excelência acadêmica na área. Do mesmo modo, a comissão editorial pode analisar a pertinência da publicação de resultados de eventos científicos da área. Nos dois casos, os trabalhos tramitam pelos procedimentos de avaliação e edição, sob responsabilidade dos editores.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 


ISSN: 2674-8789