METODOLOGIAS APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Letícia Batista Rodrigues, Thais Tamara Pereira Coelho, Maria Lúcia Viana do Prado

Resumo


O presente artigo apresenta uma discussão sobre as metodologias aplicadasna Educação de Jovens e Adultos, com intuito de flexibilizar os procedimentosaplicados no processo de ensino aprendizagem dos educandos matriculados nestamodalidade. Este estudo teve como objetivo principal fomentar a reflexão sobre aprática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos, com vistas a promover eampliar olhares diferenciados e inovadores, buscando estabelecer diálogos eexperiências no que tange educadores e educandos, na perspectiva dacompreensão histórica, considerando a associação e compreensão da relevância demetodologias de ensino inovadoras no contexto escolar da EJA, os processos daescola e sociedade e suas implicações na educação por meio de uma análisebibliográfica. O artigo apresenta uma análise sobre a trajetória da EJA, levando emconsideração seu progresso histórico e suas modificações e apresenta reflexõesacerca dos desafios e possibilidades que perpassam a pratica docente da EJA.Sendo assim é de suma relevância que se estabeleça ações de equalizar asoportunidades de acesso e aprendizagem na escola, trazendo como discussão asdiversas experiências que se destacam nesta modalidade como instrumentometodológico, para promover aprendizagem no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Metodologias. Educadores.


Referências


AMARO, Juçara Maria Hammerschmidt; GONZALEZ, Carlos Eduardo Forte. Aprendizagem significativa de biologia através de modalidades didáticas diferenciadas, 2009.

BEZERRA, Aída; RIOS, Rute. “La negociación: una relación pedagógica posible”, CESO Paperback, 1995.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e

Adultos. Parecer 11/2000. Brasília, 2000.

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei no. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2o graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971.

FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga. Direitos das pessoas com deficiência: garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro: WVA, 2004 p.14.

FÁVERO, Osmar. Lições da história: avanços de sessenta anos e a relação com as políticas de negação de direitos que alimentam as condições de analfabetismo no Brasil. In: OLIVEIRA, I.B.; PAIVA J. (orgs.) Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004 p.16.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991 p. 126.

FREIRE, P. & HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003 p. 52.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria prática e proposta. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2003 p. 72- 73 e 74.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003 p. 120 - 121.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 6. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003 p. 74.

GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José E. (orgs.) Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta.12.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MEDEIROS, Jaqueline Pavelegini; ROSA, Elisa Araguayo. Plástico: um tema gerador para o ensino de polímeros, 2009 p. 5.

NOGUEIRA, Lucia Rodrigues; FARIAS, Adriana Medeiros. O docente da educação de jovens e adultos e o desenvolvimento de suas ações pedagógicas, 2013 p. 10.

PAIVA, V. 1973. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, v. 1.368 p.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of

Documentation, v. 25, n. 4, p. 348-349, 1969.

QUIROGA, C. Invasão positivista no marxismo: manifestações no ensino da metodologia no Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1991.

SOARES, Magda, Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2003 p.1.Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.

SOARES, Tufi Machado. Influência do professor e do Ambiente em Sala de Aula sobre a Proficiência alcançada pelos Alunos Avaliados no SIMAVE-2002.

Estudos em avaliação educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 28,jul-dez, 2011, p. 42.

SOARES, Leôncio José Gomes. Formação de educadores na educação de jovens e adultos (eja): alinhavando contextos e tecendo. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte - MG, Brasil Ana Paula Ferreira Pedroso Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), Belo Horizonte - MG, Brasil 2016

VEREDAS – Formação superior de professores módulo 7 – volume eletiva 3 /SEE-MG; organizadoras: Glaura Vasques de Miranda, Maria Antonieta Antunes Cunha, Maria Umbelina Caiafa Salgado, - Belo Horizonte SEE-MG, 2005.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .