EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A ARTE DE INCLUIR CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, DENTRO DO COTIDIANO ESCOLAR, COM BRINQUEDOS INCLUSIVOS
Resumo
Todas as crianças precisam brincar, está necessidade está diretamente ligada ao seudesenvolvimento emocional, cognitivo e físico. E em se tratando do contexto escolar, maisespecificamente da educação inclusiva, vemos que as crianças com necessidades especiais têm seucontato com brincadeiras atrelado ao medo dos pais e profissionais, por acharem-nas mais frágeis, emais suscetíveis a se machucarem. Pensando nesta situação problema, quero criar um parquinhoInclusivo dentro da escola, este parquinho servirá de gatilho inicial para despontar a inclusão. Atravésda minha pesquisa no colégio EMEIEF Professora Nelci Gomes da Costa para a elaboração desteestudo de caso, pude constatar a carência de se envolver as crianças com necessidades especiaisnas atividades recreativas ao ar livre desta unidade de ensino. Por meio desta prática singular, ascrianças poderiam interagir com as demais com segurança, e brincar com melhor qualidade, poisestariam aproveitando espaços que foram elaborados pensando nelas, e na didática da inclusão ondeas crianças aprendem brincando.
Referências
CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e
suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento.
DA LUZ, Giordana Machado; KUHNEN, Ariane. O uso dos espaços urbanos
pelas crianças: explorando o comportamento do brincar em praças
públicas. 2013 pesquisado em 10/05/23 O Brincar na Educação Física Escolar - Ipa Brasil
ipabrasil.org
https://www.ipabrasil.org › post › o-brincar-na-educação... Pesquisado em 16/05/23 altipisos.com.br https://altipisos.com.br › blog › espaço-infantil-inclusi.
Espaço infantil inclusivo. Qual o playground certo para isso?
Pesquisado em 20/05/23
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .