A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO
Resumo
Ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada àeducação, com interfaces na Psicologia e Pedagogia, tem como objetivo a restituição pessoal,social e educacional a partir da identificação e diagnóstico da reabilitação e da prevenção dedificuldades e distúrbio de aprendizagem Por se tratar de uma ciência transdiciplinar seusconhecimentos estão fundamentas também na neurociência se dá a importância de entender asfunções que o cérebro executa para a intervenção na prática. A Neuropsicopedagogiapermite o diagnóstico de processos anormais na estrutura, na organização e no funcionamento
do sistema nervoso central.
O método de pesquisa utilizado foi a bibliográfica e documental partindo de leituras sobre otema e utilizando autores com peso nesse assunto. E descritivo com o objetivo de analisaratravés de uma revisão bibliográfica e documental o tema da pesquisa.Tendo em vista, a importância e a contribuição dos conhecimentos e intervençõesneuropsicopedagogica na educação elucidado neste breve estudo percebe-se apesar vir
ganhando espaço no meio educacional, ainda é pouco explorada.
do sistema nervoso central.
O método de pesquisa utilizado foi a bibliográfica e documental partindo de leituras sobre otema e utilizando autores com peso nesse assunto. E descritivo com o objetivo de analisaratravés de uma revisão bibliográfica e documental o tema da pesquisa.Tendo em vista, a importância e a contribuição dos conhecimentos e intervençõesneuropsicopedagogica na educação elucidado neste breve estudo percebe-se apesar vir
ganhando espaço no meio educacional, ainda é pouco explorada.
Referências
IPSC. Instituto de Psicologia. O que é neuropsicopedagogia? Disponível em:
USCS. Pós Graduação. A importância da neuropsicopedagogia no contexto escolar. Disponível em:
AVELINO, F. V. A neuropsicopedagogia no cotidiano escolar. Educação em Foco.
N.11.p.33-49, 2019. Período/Revista Científica
SBNPP. Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia. 02/2017. Conselho Técnico-
Profissional. Joinville/SC, 2016. Publicação técnica
LIMA, F.V.A.; LOPES, M. SHIRLEY, T. Contribuições da Neurociências e do
Neuropsicopedagogo no Processo Ensino Aprendizagem. Comunicação Universitária N.2, P.1-15, 2021. Período/Revista Científica
BEAUCLAIR, J. Para entender Psicopedagogia: perspectivas atuais, desafios futuros. 3. ed. Rio de Janeiro, Wak. Ed., 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .