ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO LINGUÍSTICO E MATEMÁTICO
Resumo
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta
preliminar.Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em: 16/04/2021;
FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Mini Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 615.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 39o ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
GADOTTI, Moacir. Um legado de esperança. 2a. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GALVÃO, Elizangela; NACAROTO, Adair. O letramento matemático e a resolução de problemas na Provinha Brasil. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.7, n.3, p. 81- 96, 2013. Disponível em:
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/849/293Acesso e m 02 Out. 2022
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1998.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: ______ (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-48.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez Editora: São Paulo, 1994.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo, Cortez, 1998, 7a edição.
MANTOAN, Maria Tereza Egler, Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? SP: Moderna, 2003;
MIGUEL. José Carlos. Alfabetização Matemática: Implicações Pedagógicas. 2001.
NUNES, Maria Lourença Pereira; PANTOJA, Tatiane de Paula Nunes. Alfabetização e letramento no 3o ano do ensino fundamental: teorias e práticas. Trabalho de Conclusão de Curso [monografia]. 54 paginas. Universidade Federal Rural da Amazônia no PARFOR. Gurupá, 2015.
OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significados e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. Dissertação (Mestrado) – CEFET – MG, Belo Horizonte MG, 2006. Disponível em
http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos_pedagogiametodologia.pdf. Acessado
em 02/10/2022.
RAMALHO, M. T. de B. A brinquedoteca e o desenvolvimento infantil. 2000. 140f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e
reformulação de currículo. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ENA, Marina Tizzot Borges da Cruz. O processo de ensino-aprendizagem a partir de
projetos de trabalho em uma abordagem crítica. Trabalho de conclusão de curso [Artigo]. 14 páginas. Faculdade Internacional de Curitiba –
FACINTER. Curitiba, 2011. SILVA, Fábio Colins. JUNIOR, Arthur Gonçalves Machado. GONÇALVES. Tadeu Oliver. 2016 Alfabetização Matemática e Alfabetização Linguística na Perspectiva
do Letramento Literário. Disponível em:
http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5105_3483_ID.pdf. Acesso em: 02/10/2022;
SOARES. Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio se Janeiro, n° 25. 2004. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&por=S1413- 24782004000100002. Acesso em: 02/10/2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .