REFLEXÕES SOBRE AS FUNÇÕES IDEOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO
Resumo
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1987.
BANTOCK, G. H. Culture, Industrialization, and Education. London: Routledge & Kegan Paul, 1968.
BASEDOW, Johann Bernhard. Practische Philosophie für alle Stände: Ein weltbürgerlich Buch. Vol 2. 1777. Disponível em: . Acesso em 30 jun. 2018.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia Escolar e a Sociedade Brasileira Contemporânea. In: TONINI, Ivaine Maria et al. (org.). O Ensino da Geografia e suas Composições Curriculares. Porto Alegre: UFRGS, p. 77-96, 2011.
DAVYDOV, Vasily. V.; MARKOVA, Aèlita Kapitonovn El desarrollo del pensamiento en la edad escolar. In: SUARE, M. La psicología Evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscú: Progreso, p. 173-174, 1987.
DEFLEUR, Melvin L; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
DURKHEIM, Émile. Educação, sua natureza e função. In: Educação e Sociologia, 11. ed. São Paulo: Melhoramento, 1978.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
FREIRE, Paulo. Freire e a natureza política da educação. A Tarde. Capa do Caderno 2. 4 de abril de 1985. Entrevista concedida a Sérgio Mattos. In: MATTOS, Sérgio. O contexto midiático. Salvador: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, 2009.
________. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
________.; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e Liberdade. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
GIROUX, Henry. Teoria e resistência em educação: para além das teorias de
reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LADEIRA, Francisco Fernandes; LEÃO, Vicente de Paula. A influência dos discursos geopolíticos da mídia no ensino de Geografia: práticas pedagógicas e imaginários discentes. Curitiba: CRV, 2018.
MANNHEIN, Karl. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
MIRABEAU, HONORÉ GABRIEL RIQUETI DE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2018.
PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Ed. Casa do Psicólogo, 1999.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. São Paulo: Cortez, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .