O ESVAZIAMENTO DAS FUNDAMENTAÇÕES E A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA SUPERFICIALIDADE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA

Luiz Carlos de Oliveira Silva, Airton de Carvalho Silva Júnior

Resumo


RESUMO

Este artigo analisa as noções de esvaziamento das fundamentações e a sociedade do espetáculo, examinando como esses conceitos se relacionam com a superficialidade da sociedade contemporânea. Através de uma revisão teórica baseada em autores como Friedrich Nietzsche, Guy Debord e Jean Baudrillard, discute-se como o esvaziamento de valores fundamentais contribuiu para o predomínio de imagens e simulacros na vida social moderna. A conclusão aponta para as implicações socioculturais dessa transformação e sugere possíveis caminhos para a recuperação de uma experiência mais autêntica e significativa.


Palavras-chave: Sociedade do espetáculo, esvaziamento das fundamentações, superficialidade, alienação, simulacro.

Referências


BAUDRILLARD, J.Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D'Água, 1981.

BAUMAN, Z.Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

DEBORD, G.A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997 [1967].

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2005,1927.

WARATT, Luis Alberto.Introdução geral do direito I. Porto Alegre: Fabris, 1994.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método.Traços Fundamentais de uma hermenêutica filosófica.3.ed. Trad. Flávio Paulo Meuer, São Paulo: Vozes, 1999.

STRECK, Lenio Luiz. O parafuso, o bacon e o Francis Bacon: o reencantamento do direito. Revista Eletrônica Consultor Jurídico, São Paulo, 13 de abril de 2023. Disponível em: . Acesso em 08 jun. 2023.

____________. Criemos o Conamico para combater a pagação de mico. Revista Eletrônica Consultor Jurídico, São Paulo, 24 de abril de 2023. Disponível em: . Acesso em 08 jun. 2023.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .