NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO E DIREITO AMBIENTAL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E EQUADOR
Resumo
A pesquisa possui como ponto focal a forma como os países da América do Sul, em especialBrasil e Equador, lidam com o direito à natureza e às afluentes sob o prisma do NovoConstitucionalismo Latino-Americano, trazendo consigo os principais elementos da culturaequatoriana em relação a valorização da água e afluentes, em concomitância com a admiraçãoà natureza. A pesquisa torna-se necessária, não somente para um melhor entendimento sobrecomo a Constituição e as codificações brasileiras lidam com o direito à natureza, mas tambémpara evidenciar os estudos estatísticos de dois dos maiores crimes ambientais já ocorridos emterritório nacional. O elemento motivador para a escolha da temática para a pesquisa é anecessidade da disseminação do entendimento ao direito à natureza e, consequentemente, umamaior aplicabilidade das legislações deste ramo aos fatos cotidianos. A pesquisa contou commétodo indutivo de estudo de fontes secundárias como artigos, sites e notícias.
Palavras-chave: Direito Ambiental. Afluente. Novo Constitucionalismo Latino-Americano.Desastres ambientais. Direito Constitucional.
Referências
ACOSTA, A. O Buen Vivir: uma oportunidade de imaginar outro mundo. In: SOUSA, C. M., org. Um convite à utopia [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016. Um convite à utopia collection, vol. 1, pp. 203-233.
ALTMAN, Max. Hoje na História: 1949 - Surge a expressão subdesenvolvimento. OperaMundi, 20 jan, 2014. Disponivel em:
https://operamundi.uol.com.br/historia/33527/hoje-na-historia-1949-surge-a-expressao-subdesenvolvimento
ALVES, Marina Vitório. Neoconstitucionalismo e Novo Constitucionalismo Latino-Americano: Características e Distinções. [s.l]. 2012. Disponível em: https://www.jfrj.jus.br/sites/default/files/revista-sjrj/arquivo/363-1431-1-pb.pdf ou https://www.jfrj.jus.br/revista-sjrj/artigo/neoconstitucionalismo-e-novo-constitucionalismo-latino-amer icano-caracteristicas
ANGELO, Mauricio. Projetos de lei criados após Brumadinho estão há mais de 1 ano parados no Congresso; mudanças levantam suspeitas. Observatório da Mineração, 2020. Disponível em https://observatoriodamineracao.com.br/projetos-de-lei-criados-apos-brumadinho-estao-ha-mais-de-1- ano-parados-no-congresso-mudancas-levantam-suspeitas/.
AVILA, Mirela Abreu. Colonialidade e Decolonialidade: você conhece esses conceitos?. Politize.com.br, 19 mar. 2021. Disponível em:
https://www.politize.com.br/colonialidade-e-decolonialidade/
AZEVEDO, Roanna. Decolonial e descolonial: qual a diferença entre os termos?. Hypeness, 24 fev. 2022. Disponível em:
https://www.hypeness.com.br/2022/02/decolonial-e-descolonial-qual-a-diferenca-entre-os-termos/ BIAZON, Tássia. O Desastre Ambiental. Jornal da Unicamp, 12 set. 2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2018/09/12/o-desastre-ambiental.
BOMFIM, R.; GERVÁSIO, A. L. M.; SEVERINO, L. de O. Constitucionalismo(s) na América Latina e proteção das afluentes: um estudo comparativo entre Equador e Brasil.
Revista Videre, [S. l.], v. 13, n. 28, 2021. DOI: 10.30612/videre.v13i28.14590. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/14590.
BRASIL. LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Brasília, 12 de fevereiro de 1998.
BRASIL. [Constituição (1988)]
link do podcast: https://qrco.de/be4Kjk
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .