COMPARATIVO ENTRE ORÇAMENTO DE PLANILHA SEINFRA E ORÇAMENTO REAL EM OBRA LICITADA

Larissa Fialho da Silva, Tahyan Furtado Pires Frederico, Luis Gustavo Schroder e Braga

Resumo


A gestão de custos é um elemento crucial para qualquer negócio, pois evita que o orçamento final seja uma surpresa. No setor de construção civil, que é baseado em projetos, o gerenciamento orçamentário é essencial para tomar decisões corretas e garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo e do orçamento. Nesse sentido, é fundamental para que as empresas de construção acompanhem as atualizações nas recomendações de boas práticas de gerenciamento de projetos e orçamentos e integrá-las aos seus processos. Este estudo comparou os valores dos insumos comprados de fornecedores regionais e os licitados da etapa bruta da construção de uma capela mortuária em Lima Duarte - MG, utilizando a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados mostraram que os custos de materiais e mão de obra foram semelhantes em ambos os casos, o que ajudou a viabilizar o projeto. Isso reforça a importância de seguir as diretrizes de boas práticas para a empresa de construção, permitindo um controle orçamentário mais preciso.

Palavras-chave: Orçamento. Orçamento Real. SEINFRA.


Referências


ÁVILA, Antonio Victorino; LIBRELOTTO, Liziane Ilha; LOPES, Oscar Ciro. Orçamento de Obras: Construção civil. 1° Edição. Florianópolis, 2003.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). 2023. Disponível em: https://www.caixa.gov.br/poder-publico/modernizacao-gestao/sinapi/Paginas/default.aspx. Acesso em: 15 abr. 2023.

CARDOSO, Roberto Sales. Orçamento de Obras em Foco. 4ª Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2020.

CARVALHO, Michele Tereza Marques; MARCHIORI, Fernanda Fernandes. Conhecendo o Orçamento de Obras: como tornar seu orçamento mais real. Rio de Janeiro: Gen Ltc, 2019. 280 p.

DIAS, Paulo Roberto Vilela. Engenharia de Custos: Estimativa de Custo de Obras e Serviços de Engenharia. 1° Edição. Rio de Janeiro, 2004.

DIAS, Paulo Roberto Vilela. Engenharia de Custos: Uma metodologia de orçamentação para obras civis. 9° Edição. Rio de Janeiro, 2011.

FEDERAL, Caixa Econômica. SINAPI:: metodologias e conceitos: sistema nacional de pesquisa de custos e índices da construção civil. 9. ed. Brasilia: Caixa, 2023. Disponível em: https://www.caixa.gov.br/Downloads/sinapi-manual-de-metodologias-e-conceitos/Livro1_SINAPI_Metodologias_e_Conceitos_9_Edicao.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.

GONZÁLEZ, Marco Aurélio Stumpf. Noções de Orçamento e Planejamento de Obras. São Leopoldo – RS. 2008. 49f. Disponível em: https://pt.slideshare.net/gessicabs/noes-de-oramento-e-planejamento-de-obras. Acesso em: 25 de outubro de 2023.

HENRIQUE, Claudio. Sobre Administração: Curva ABC, Análise de Pareto – o que é e como funciona, 2012.

LIMMER, Carl Vicente. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras. 1º ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editoras S.A, 1997.

MARCHIORI, Fernanda. Conhecendo o Orçamento de Obras: como tornar seu orçamento mais real. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

MATTOS, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de obras: dicas para orçamentistas, estudo de caso, exemplos. São Paulo: Editora Pini, 2006.

MATTOS, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de obras. 3. ed. São Paulo. Oficina de Textos, 2019.

MATTOS, Aldo Dórea. Gestão de Custos de obra: conceitos, boas práticas e recomendações. 2. ed. [São Paulo]: Oficina de Textos, 2020.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. Infraestrutura. 2023. Disponível em: http://www.infraestrutura.mg.gov.br/municipio/consulta-a-planilha-de-precos-seinfra. Acesso em: 18 maio 2023.

PEIXOTO, Rosemara F. C. de Melo. A Importância do Orçamento no Processo de Gestão Empresarial. Univap, 2008. Disponível em: (https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG00781_01_O.pdf). Acesso em: 21 de março de 2023.

TISAKA, Maçahiko. Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução. São Paulo: Editora Pini, 2006.

TISAKA, M. Metodologia de cálculo da taxa do BDI e custos diretos para a elaboração do orçamento na construção civil. Documento Técnico do Instituto de Engenharia,

Disponível em: https://www.institutodeengenharia.org.br. Acesso em: 24 set. 2023.

VALENTINI, Joel. Metodologia para elaboração de orçamentos de obras civis. 2009. 72 f. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.