BACKUP DE ENERGIA ELÉTRICA EM ÁREA HOSPITALAR

Eduardo Pinto Silva, Fábio dos Anjos, Pedro Lamy, Luiz Gustavo Schorder e Braga

Resumo


RESUMOO TCC aborda o tema do armazenamento de energia em hospitais, com foco na necessidade de manter setores críticos operacionais mesmo em situações de falta de energia elétrica. O objetivo principal do estudo foi aplicar um sistema de armazenamento de energia utilizando inversores fotovoltaicos híbridos, que se mostrou eficaz e contribui para a economia de energia elétrica, seguindo as normas estabelecidas. Onde a falta de energia elétrica pode resultar em sérias consequências, incluindo a interrupção de cirurgias, falha no funcionamento de aparelhos médicos, perda de medicamentos refrigerados, entre outros problemas graves. A utilização de energia solar fotovoltaica como fonte de energia renovável e limpa traz benefícios ambientais e econômicos para os hospitais. Além disso, o sistema de armazenamento de energia proporciona uma fonte confiável de eletricidade reserva, capaz de suprir a demanda dos setores críticos em casos de emergência ou falhas no fornecimento de energia da rede elétrica convencional. Ao implementar esse sistema, os hospitais podem reduzir sua dependência da rede elétrica convencional e consequentemente diminuir seus gastos com energia elétrica. Isso contribui para a sustentabilidade financeira das instituições de saúde, permitindo que recursos sejam direcionados para outras áreas prioritárias. Em resumo, o TCC demonstrou a importância do armazenamento de energia em hospitais para manter setores críticos em pleno funcionamento, mesmo diante de falhas na rede elétrica. O sistema de armazenamento de energia com inversores fotovoltaicos híbridos mostrou-se eficaz, proporcionando economia de energia elétrica e contribuindo para a sustentabilidade, credibilidade e excelência em atendimento assistencial aos usuários do hospital.

Palavras-chave: Qualidade de Energia, Backup, Hospital


Referências


ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5413: iluminação de interiores. Rio de Janeiro: 1992.

ABNT. NBR 13534: instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde – requisitos para segurança. Rio de Janeiro: 1995.

ABNT. NBR 5410: instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro: 2004. ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DO SISTEMA DE SAÚDE, IP. ACSS: recomendações e especificações técnicas do edifício hospitalar. Lisboa: 2011.

BRITISH STANDARDS EUROPEAN STANDARD. BS EN 61558-1: safety of power transformers, power supplies, reactors and similar products. 2005.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. RDC 50: regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Rio de Janeiro: 2002.

SILVA, Juliana. Sistema de armazanamento de energia elétrica em Smart Grids. 2020

LIMA, Flávia. Sistema de armazanamento por baterias. A Revista o Setor Elétrico, São Paulo - SP, 2023.

LEITE, Alessandra. Armazenamento de energia na prática. A Revista O Setor Elétrico, São Paulo - SP, 2023.

Flores, Marcelli. Sistema de armazanamento de energia vinculqdos ao sistema elétrico de potência: Uma análise das possibilidades e obstáculos. Lajeado - RS, 2023

Armazenamento de energia elétrica. Agência Nacional de Energia Elétrica, Centro de Documentação. – Brasília: ANEEL : CEDOC, abr. 2022.

SILVA, Rogério. Novas Tecnologias e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de setor elétrico janeiro: Ipea, 1990.

Cantane, D. A., Ando Junior, O. H., Hamerschmidt, M. B., et al. Tecnologias de Armazenamento de Energia Aplicadas ao Setor Elétrico Brasileiro. Editora Scienza, São Carlos - SP, Brasil, 2020.

Gimenes, A. L. V., Udaeta, M. E. M., Di Santo, S. G., Di Santo, K. G., et al. Armazenamento de energia: Abordagens sistemáticas referentes aos sistemas elétricos de potência. Paco e Littera, 2020.

André Luiz Veiga Gimenes, et al. Armazenamento de Energia: Abordagens sistemáticas referentes aos Sistemas Elétricos de Potência - 1. Ed, Paco Editorial, Jundiaí - SP, 2020.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.