ESTUDO DE FORMAS INOVADORAS PARA AUXILIAR O SISTEMA DE DRENAGEM

Berbardo Daniel Neves, Larissa Aparecida Cabral das Neves, Luis Gustavo Schroder Braga

Resumo


Neste trabalho será discutido, o uso dos equipamentos de drenagem comoforma de solucionar os problemas causados pela falta de canalização das águaspluviais. Serão apresentadas as correções elaboradas no estudo de caso, no bairroParque Serra Verde, onde aconteceram diversas complicações, ocorridas por falhano dimensionamento das redes de drenagem e por falta de manutenção dosdispositivos de captação. Contudo, a utilização do aplicativo que foi desenvolvidotem como objetivo diminuir e amenizar esses problemas frequentes que ocorrem noperíodo das chuvas, como o entupimento de bocas-de-lobo. O aplicativo funcionacomo uma forma para auxiliar nas manutenções preventivas, nas Prefeituras,agilizando o processo e diminuindo o impacto na sociedade, que é a maisprejudicada nesses ocorridos. O aplicativo será disponibilizado para ou está sendoutilizado pela prefeitura de Juiz de Fora.


Palavras Chaves: Drenagem, Equipamentos, Aplicativo


Referências


BATISTA, M. E. M. Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para gestão urbana baseado em indicadores ambientais-2005. Dissertação – Mestrado em Engenharia Urbana Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2005.

TUCCI, C. E. M. Inundações e Drenagem Urbana. In TUCCI, C. E. M.; BERTONI, J. C.(org.) Inundações Urbanas na América do Sul, ABRH, Porto Alegre, 2003.

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA, Secretaria de Planejamento Urbano. Disponível em:

Acesso em 21 de setembro de 2022.

Miguez, Marcelo. Drenagem Urbana - Do Projeto Tradicional à Sustentabilidade. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2015.

Conterato, Eliane, et al. Saneamento. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2018.

TUCCI, Carlos. E. M. Gestão da Drenagem urbana. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vol. 10, 54p, Brasileira; 2012.

HÖLTZ. Fabiano da Costa. Uso de concreto permeável na drenagem urbana: Análise da viabilidade técnica e do impacto ambiental. 2011. 138f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.