CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA INVESTIDORES INICIANTES - MÓDULO V - AÇÕES, BDRs e ETFs

Ana Lívia de Jesus Dornelas, Augusto Soares Cevidanes Horta, Clara Silva Ferreira, Cyntia Kessila Pereira Valentim, Larissa Cristina Peixoto de Amorim, Luiz Fernando da Silveira Gonçalves, Lygia Marques Godinho, Marília Fortes da Silva Mendes, Mayara Romão Dornelas, Melissa Guimarães Goulart, Rafaela Lemos de Souza Gonçalves, Windson Kesley Vieira Castro, Josester Teixeira de Sousa

Resumo


O mercado financeiro com o passar dos anos vem tendo um aumento considerável no número de investidores. As organizações que integram o Mercado de Ações efetuam uma permuta de uma fração de sua propriedade em troca de recursos para promover seu próprio desenvolvimento. Essa transação é viabilizada graças à existência do Mercado de Ações. Trata-se de uma maneira de permitir que indivíduos se associam às empresas, adquirindo uma parcela minoritária delas. Aqueles que investem em ações se tornam acionistas da empresa na qual investem, obtendo o direito de receber benefícios e também de se desfazer do ativo, ou seja, vendê-lo quando julgar mais oportuno. Sabendo que atualmente a maior parte da população brasileira não investe em ativos financeiros por não terem o conhecimento, abriu - nós a questão: Como auxiliar a população a investir de uma forma prática e segura em ações, BDRs e ETFs. O propósito das ações é garantir que os investidores tenham a capacidade de vender suas participações em ações quando desejarem, promovendo a liquidez no mercado e incentivando interesse das pessoas em adquirir ações de empresas. O BDR tem como intenção a compra de certificados que representam ações emitidas facilitando empresas em outros países que são negociados no bolsão da B3 e o ETF tem como objetivo juntar um grupo de investidores que aplicam seus recursos em conjunto. A metodologia implantada neste estudo foi de caráter qualitativo e quantitativo, foram realizadas pesquisas sobre o tema, levantamento de dados e estudos de casos, para saber como funciona o mundo dos investimentos, seus pontos positivos e negativos.

Palavras-chave: Investimentos. Mercado. Organizações. Empresas.

Referências


BDRS: PARA QUE SERVEM E COMO INVESTIR NOS RECIBOS DE AÇÕES ESTRANGEIRAS, 2023. InfoMoney. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/guias/bdr-brazilian-depositary-receipts/>. Acesso em: 18 de setembro de 2023.

COMO INVESTIR EM AÇÕES? VEJA 7 DICAS PARA INICIANTES, 2023. Santander.

Disponível em: https://www.santander.com.br/blog/como-investir-em-acoes#:~:text=Para%20investir%20em%20a%C3%A7%C3%B5es%2C%20%C3%A 9,a%20lista%20de%20corretoras%20credenciadas. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

ENTENDA COMO FUNCIONA O MERCADO DE AÇÕES E A BOLSA DE VALORES, 2022. Infomomey. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/guias/mercado-de- acoes/amp/. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

ETF: SAIBA O QUE É, A RENTABILIDADE E QUAIS SÃO OS MELHORES, 2023. Disponível em : https://blog.toroinvestimentos.com.br/bolsa/etfs#:~:text=ETF%20%C3%A9%20a%20 sigla%20para,Small%20Caps)%2C%20entre%20outros. Acesso em: 20 de outubro de 2023

NUNES, Melissa. Mercado de ações para iniciantes: entenda como funciona!, 2023. Disponível em: https://www.idinheiro.com.br/glossario/mercado-de-acoes/. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

O QUE É ETF OU FUNDO DE ÍNDICE?, 2022. Bora Investir B3. Disponível em: https://borainvestir.b3.com.br/tipos-de-investimentos/renda-variavel/etfs/o-que-e-etf- ou-fundo-de- indice/?gclid=CjwKCAjw6poBhAYEiwAgg2PgvWQddCKIVVnlOr8CphV5wHfZI4ZseQ mwLSFPjaZCUNifkd4ryPn2hoCL0YQAvD_BwE>. Acesso em: 18 de setembro de 2023.

O QUE É ETF (EXCHANGE TRADED FUNDS) OU FUNDOS DE ÍNDICE?, 2023. Gov.br. Disponível em: https://www.gov.br/investidor/pt-br/investir/tipos-de- investimentos/etfs. Acesso em: 30 de outubro de 2023.

PINTO, Leonardo. Como investir em BDRs? Saiba como fazer na prática e siga o passo a passo, 2023. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a- investir/relatorios/como-investir-em-bdrs-saiba-como-fazer-na-pratica-e-siga-o- passo-a-passo/. Acesso em: 30 de outubro de 2023.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.