CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA INVESTIDORES INICIANTES MÓDULO IV DEBÊNTURES

Alice da Conceição França, Andreia dos Santos Oliveira, Claudir Alves de Oliveira, Davi da Vitoria Madeira, Emilly Luisa Leal da Silva, Erick Oliveira Monteiro, Maria Eduarda Zamdomenico Gonçalves, Pâmela Rosângela Batista dos Santos, Renan Santos Portela, Thiago Santos Lopes, Josester Teixeira de Souza

Resumo


As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas na bolsa de valores para financiar projetos específicos. Distinguem-se de títulos públicos ou privados pela necessidade de destinação clara. Investidores se tornam credores até o pagamento na data de vencimento. Essas emissões somaram cerca de 235 bilhões em 2022. A atração reside na rentabilidade geralmente superior, embora com prazo de vencimento mais longo. Existem tipos variados, como conversíveis, simples, incentivadas, permutáveis e perpétuas. Riscos incluem o de crédito, pois não são garantidos pelo FGC, e o de liquidez, dependente da oferta e demanda no mercado. Investir em debêntures pode ser atrativo devido à taxa de juros mais elevada, diversificação da carteira e contribuição para o mercado de capitais. Em resumo, as debêntures são instrumentos de captação de recursos flexíveis, com riscos a serem considerados pelo investidor.


Palavras-chave: Debêntures, Renda Fixa, Investidor Iniciante



Referências


DEBÊNTURE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikipédia Foundation, 2023. Disponível em: . Acesso em: 6 nov. 2023.

SANTANA W. In: CNN BRASIL. entenda o que são debentures e como funcionam. São Paulo. 2022. Disponível em:

BTG PACTUAL CONTENT. Debênture: o que é, como funciona, vantagem e como investir. [online]. São Paulo, ago. 2023. Disponível em:< https://content.btgpactual.com/blog/investimentos/debenture-o-que-e-como-funciona-vantagens-e-como-investir. Acesso em: 07 out 2023.

TIPOS DE INVESTIMENTOS DEBENTURES. In: GOV. 2022. Disponível em:

DEBENTURES. In: INFOMONEY. 2022. Disponível em:


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.