CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA INVESTIDORES INICIANTES MÓDULO I: CDB

Bianka Mayusa Souza Fernandes, Emiliana Marcelina Barbosa, Hyago Camilo de Souza Ventura, Izamara Cristina Santos Martins, João Augusto Vieira Dias, Josilene Francisco da Silva, Larissa Alves Freitas, Maria Eduarda Silvério Silva, Mateus de Paula da Silva, Tainá Ingrid Ribeiro de Oliveira, Wesley Patrick Barbosa Garcia, Josester Teixeira de Sousa

Resumo


O Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, é um investimento de grande relevância no mercado financeiro brasileiro, oferecido por instituições financeiras para captação de recursos e investimento. Este trabalho sobre CDB aborda a complexidade desses títulos, fornecendo uma compreensão abrangente para investidores e instituições. A importância do tema reside na necessidade de investidores compreenderem plenamente os CDBs para tomar decisões financeiras informadas. O trabalho visa solucionar o problema da falta de conhecimento financeiro, priorizando o referido tema do mesmo: os CDBs. Os objetivos incluem capacitar os participantes a avaliarem riscos e retornos associados aos CDBs e oferecer orientações, com base em um curso disponibilizado pela turma, para que seu público entenda cada tipo de investimento e qual se encaixa no perfil de cada investidor. A metodologia adotada envolveu pesquisa, consultas, desenvolvimento de materiais didáticos e uma plataforma de ensino online. No desenvolvimento, são explorados tópicos como tipos de CDBs, tributação e estratégias de investimento. O curso busca capacitar os participantes a tomarem decisões financeiras mais informadas, contribuindo para uma melhor educação financeira e o desenvolvimento de habilidades valiosas no contexto do mercado financeiro brasileiro. Em resumo, o curso sobre investimentos é uma ferramenta essencial para o aprimoramento das finanças pessoais e o sucesso no mundo dos investimentos no Brasil.

Palavras-chave: Investimentos, renda fixa, CDB.

Referências


XP EXPERT (2020); “CDB: o que é e como investir nesse título de renda fixa?”. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/cdb/. Acesso em 19 de setembro de 2023.

MOREIRA, Sara; SERASA (2022); “CDB: o que é e como escolher a melhor opção”. Disponível em: https://www.serasa.com.br/blog/cdb-o-que-e-e-como-escolher-a-melhor- opcao/. Acesso em 26 de setembro de 2023.

ME POUPE (2023); “O CDB ideal pra você! Passo a passo prático pra começar a investir com pouca grana!”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yr2-aZoOvlQ. Acesso em 03 de outubro de 2023.

CORACCINE, Raphael; INTELIGÊNCIA FINANCEIRA (2023); “O que é CDB (Certificado

de Depósito Bancário)?”. Disponível em: https://inteligenciafinanceira.com.br/glossario- financeiro/cdb/. Acesso em 06 de outubro de 2023.

LARGHI, Nathália; VALOR INVESTE (2022); “Bolsa atinge 4,2 milhões de investidores pessoas físicas em renda variável”. Disponível em: Bolsa atinge 4,2 milhões de investidores pessoas físicas em renda variável | Bolsas e índices | Valor Investe (globo.com). Acesso em 06 de outubro de 2023.

YAZBEK, Priscila; EXAME INVEST (2015); “Brasil é o 74º em ranking global de educação financeira”. Disponível em: Brasil é o 74º em ranking global de educação financeira | Exame. Acesso em 06 de outubro de 2023.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.