ANÁLISE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICA E PLANO DE MELHORIA PARA O BAR TABACARIA C.D.H.

Elisa Eduarda Peixoto Ferreira, Guilherme Henrique Silva, Guilherme Pacheco de S. R. Moreira, Igor Rogério Soares Matos, Luiz Junior Correa, Márcio Henrique C de F Silveira, Mateus Henrique Moreira, Priscila Gomes Batista, Thamyres Silveira de Souza Firmo, Josester Teixeira de Sousa

Resumo


A busca pela excelência operacional e/ou competitividade em estabelecimentos comerciais é uma das empreitadas mais desafiadoras, exigindo uma compreensão aprofundada do cenário empresarial e a implementação de estratégias estratégicas. Este artigo propõe uma abordagem abrangente para melhorar a eficiência operacional e a competitividade de um bar e tabacaria em Caratinga, MG. A pesquisa adota uma metodologia baseada em uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso.A pesquisa qualitativa, fundamentada na técnica de observação, visa identificar alguns procedimentos que as empresas podem adotar para sempre obterem resultados superiores. A análise ambiental e diagnóstica é realizada por meio da aplicação da Matriz SWOT, destacando pontos internos e externos que impactam o desempenho do estabelecimento. Com base nessa análise, é elaborado um plano estratégico de melhoria, utilizando o método 5W2H. O plano estratégico resultante abrange diversas áreas, desde mudanças físicas, como a escolha de um local mais espaçoso, até estratégias de marketing e parcerias estratégicas com fornecedores de narguilé. Essa abordagem holística visa não apenas superar desafios imediatos, mas também posicionar o estabelecimento de forma sólida e competitiva em um mercado em constante evolução.


Palavras-chave: Método. Estratégia. Análises, Tabacaria.

Referências


AAKER, David A et al. (2007). Administração Estratégia de Mercado. 7ª ed. Porto Alegre

ALVES, Bruno Nóbrega de Paiva (2021). A Utilização da Ferramenta 5W2H: Uma Proposta de Melhoria no Setor Produtivo de Uma Empresa Industrial de Artefatos em Acrílico.

DAVID, F. R. (2011). Strategic Management: Concepts and Cases. 13ª ed. Pearson.

DRUCKER, Peter et al. (1987). Inovação e Espírito Empreendedor – Práticas e Princípios. ed Cengage Learning.

ESCÓSSIA, Carlos (2009). “O que é: crescimento e desenvolvimento econômico?”. Blog de Carlos Escóssia.

KOTLER, P., & ARMSTRONG, G. (2017). Principles of Marketing. 17ª ed. Pearson.

MARTINS, Gilberto de Andrade (2008). Estudo de caso: Uma Estratégia de Pesquisa, 2ª ed. São Paulo.

MICHAEL, E. Porter et al. (1980). Estratégia Competitiva – Técnicas Para Análise de Indústrias e da Concorrência.

LIMA, Rafael Correia (2016). Análise SWOT Ferramenta Para Tomada de Decisões: Um Estudo de Caso na Cerâmica Soledade Ltda.

WEIHRICH, H. (1982). The TOWS Matrix: A Tool for Situational Analysis. Long Range Planning, 15(2), 54-66.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.