ANÁLISE AMBIENTAL, DIAGNÓSTICA E PLANO DE MELHORIA PARA O BAR A.B

Agnaldo Cirino de Matos, Analice Vieira Gomes, Jackson Gabriel Lopes Dias, João Vitor Ribeiro Barbosa, Otávio Augusto Martins Pereira, Josester Teixeira de Sousa

Resumo


O artigo aborda uma análise ambiental e diagnóstica realizada em um estabelecimento chamado Bar A.B, localizado em Caratinga. A análise é conduzida com base na Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e é seguida por um plano de melhoria estruturado com a metodologia 5W2H (What, Why, Who, When, Where, How, How much). O objetivo geral do estudo é identificar fatores internos e externos que afetam o estabelecimento e desenvolver um plano estratégico de melhoria. Além disso, o artigo apresenta objetivos específicos, justificativa e uma revisão teórica que discute o desenvolvimento econômico regional, análise ambiental e ferramentas de gestão, como a Matriz SWOT e o 5W2H. O diagnóstico do Bar A.B revela suas forças, como música ao vivo, ambiente familiar e atendimento ágil, bem como suas fraquezas, incluindo concorrência local e questões de marketing. O artigo também identifica oportunidades, como parcerias com artistas locais e expansão do menu, e ameaças, como concorrência de outros bares e flutuações econômicas. O plano de melhoria proposto abrange várias ações, como melhorar os estilos musicais, expandir o cardápio, implementar programas de fidelidade, treinar a equipe de atendimento ao cliente, lançar campanhas de marketing e adotar práticas sustentáveis. Também há uma ação social, onde o estabelecimento se envolve em doações de cestas básicas para comunidades carentes. No geral, o artigo demonstra como a análise ambiental e a metodologia 5W2H podem ser aplicadas para identificar áreas de melhoria em um estabelecimento, proporcionando um plano de ação estratégico para impulsionar seu desempenho e competitividade no mercado local.

PALAVRAS-CHAVE. Análise de Mercado. Matriz SWOT. 5H2H.



Referências


CRUZ,et al. Diogenes Marco de Brit et al. Aplicação Do Planejamento Estratégico A Partir Da Análise Swot: um estudo numa empresade tecnologia da informação (2017)

DAVID, et al. Strategic Management: preface Concepts and Cases. 13ª ed. Pearson. (2011)

MATOS, José Gilvomar R.; MATOS, Rosa Maria B.; ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Análise do Ambiente Corporativo: do caos organizado ao planejamento. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.

MELO, Nélia Paula de. Desenvolvimento regional: um estudo baseado no crescimento econômico do município de aparecida de Goiânia v. 16 n. 2 (2015).

OLIVEIRA, Nilton Marques de. Desenvolvimento econômico e regional segundo a teoria da base de exportação (2012).

O'KELLY, Jonson. Five Ws and an H: Policy and Decision Letters for Organizations. 1ª ed. Reston. (1986)

REIS, et al. O Uso Das Ferramentas Brainstorming E 5w2h No Planejamento De Combate .(2016)

WEIHRICH, The Tows Matrix: A Tool for Situational Analysis. Long Range Planning. (1982).


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.