A FORMAÇÃO DOCENTE

Silza Oliveira Silva, Sander Justino Persiano Neves, Alcides Alves de Freitas, Ieda Barra De Moura Galvão

Resumo


A preparação didática do educador tem sido muito discutida nos cursos de licenciatura pelo fato de serem específicos no que diz respeito ao movimento de ensinar e aprender. Esse trabalho apresenta algumas questões referentes à escolha pela profissão docente, a constituição da identidade profissional e a didática enquanto disciplina dos cursos de licenciatura e elemento norteador da organização do ensino. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa do tipo auto biográfica, a qual focaliza as narrativas como objeto de análise e discussão, além da revisão bibliográfica. A narrativa que se fez neste memorial busca uma relação entre a formação acadêmica e a formação docente, destacando as influências dos formadores de um determinado professor e acadêmico do curso de Pedagogia, enfatizando os principais aspectos desde o início do seu processo de escolarização até a sua atuação profissional e apontando suas perspectivas para o futuro na educação.


Palavras Chave: Didática; Formação Acadêmica; Formação Docente; Identidade.

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