A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NAS CAMADAS MAIS POBRES DA SOCIEDADE. UMA PERSPECTIVA DO PROJETO CENTRO DE APOIO À FAMÍLIA – BOA NOVA EM MANHUAÇU.

Djenane De Paula Oliveira, Renata De Souza Ribeiro Paiva, Lívia Maria Siqueira Fernandes

Resumo


Desde o surgimento do Serviço Social no Brasil em 1930, essa profissão vem passando por mudanças e adaptações até os dias atuais. Além disso, o trabalho do profissional do Serviço Social, que tem como papel principal mediar as ações na vivência de um indivíduo, através de políticas e/ou projetos que favoreçam a diminuição da desigualdade, auxilia no aprimoramento nos serviços de saúde, educação e o processo de conscientização acerca dos direitos humanos. Considerando que, cerca de 8,5% da população vive em extrema pobreza, e esse fenômeno influi fortemente nos índices de violência, evasão escolar e consequentemente na profissionalização do indivíduo, é fundamental analisar os aspectos econômicos e sociais dos indivíduos a fim de reconhecer a influência destes em seu dia a dia, ademais, é imprescindível reconhecer também a ação dos projetos sociais que favorecem a diminuição da desigualdade na realidade de grupos subalternos. Contudo, a falta de recursos dos órgãos públicos e outros empecilhos, dificultam a criação e implementação das propostas de trabalho, como o projeto Centro de Apoio à Família - Boa Nova, que tem como proposta auxiliar na capacitação educacional e reflexão acerca dos seus direitos e deveres como cidadãos, fato que influencia na detenção dos direitos e garantir que os mesmos sejam reivindicados.



Referências


VIANA, D, M, et al. A educação permanente em saúde na perspectiva do enfermeiro na estratégia de saúde da família. R. Enferm. Cent. O. Min. v. 5 n. 2 p. 1658-1668, mai/ago, 2015.

SEM, A. (1999) Desenvolvimento como Liberdade. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo, Companhia das Letras, 2010.

YAZBEK, Maria Carmelita. Serviço Social e pobreza. Revista Katálysis [online]. 2010, v. 13, n. 2 [Acessado 20 Junho 2022] , pp. 153-154.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital e fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2008. https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/instituto-brasileiro-de-geografia- e-estatistica-ibge/

YAZBEK, M.C. Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n.110, p.288-322, abr./jun, 2012

IAMAMOTO, M. V O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2004.

https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Ci%C3%AAncias- Sociais/Servi%C3%A7os-Publicos-142417.html


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.