PANORAMA DA QVT NO MERCADO BRASILEIRO: programa de implementação da Qualidade de Vida no Trabalho em tempos de pandemia

Miriam Machado Pires Barbosa, Érica Flávio Cardoso

Resumo


A Qualidade de Vida no Trabalho - QVT propõe facilitar e satisfazer as necessidades dos colaboradores ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como eixo central, o fato de que as pessoas podem ser mais produtivas, quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o ambiente de trabalho. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é abordar de forma diretiva a QVT, discriminando os conceitos teóricos, dos fatores essenciais, para determiná-la. Assim, para entender e garantir a qualidade de vida no trabalho, utilizou-se como base central o modelo de Walton e a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow. Empregou-se o levantamento bibliográfico sobre a Psicologia Organizacional e do trabalho, referente a subárea estudada, foram reunidos artigos científicos e livros, em buscas no Google. Por meio da análise dos dados dos principais instrumentos que mensuram o Índice da Qualidade de Vida no Trabalho, foi possível delinear o panorama do mercado brasileiro frente à esta temática, e as mudanças significativas da QVT, antes e durante a Pandemia. Evidencia-se a necessidade de intervenções, como a implantação de programas de Qualidade no trabalho, com ênfase em ações de Bem-Estar dos colaboradores, em tempos de Pandemia. Entretanto, a QVT somente ocorre na medida em que as empresas tomem consciência de que os seus colaboradores são parte fundamental de sua organização.


Referências


ALVES, E. F. (2011). Programas e ações em qualidade de vida no trabalho. INTERFACEHS - Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 6(1), 60-78.

CAMPOS, D. Atuando em Psicologia do trabalho. Psicologia organizacional e recursos humanos. São Paulo: LCT, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 6ª tiragem – Editora Campus S.A – Rio de Janeiro 1999.

CONTE, Antonio Lazaro. Qualidade de vida no trabalho. Revista Fae Business: Funcionários com qualidade de vida no trabalho são mais felizes e produzem mais,. , n. 7, p. 32-34, 2007. Semanal.

FERNANDES, E. C. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. 3ª ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

FERNANDES, E. Qualidade de Vida no Trabalho. São Paulo: Casa da Qualidade, 2002.

FERREIRA, M. C. Qualidade de vida no Trabalho: Uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. 2. ed., Brasília, LPA, 2011.

FERRO, Fernanda Fernandes . Instrumentos para medir a qualidade de vida no trabalho e a ESF: uma revisão de literatura. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Brumadinho, 2012. 92f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

KUHNEN, A; CRUZ, M. Interações pessoais ambiente e saúde. Disponível em: http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788573966268/pages.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Conceitos e Práticas nas Empresas da Sociedade Pós-industrial. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas S/A, 2004.

MATOS, F. G. Fator QF – Ciclo de felicidade no trabalho. São Paulo: Makron

Books, 1997.

SANTOS, Claudiane da Silva Ferreira. Qualidade de vida no trabalho: O Papel da Psicologia Organizacional. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 05, Vol. 03, pp. 54-71.

SILVA, K. A; FARIA B. E. M. Qualidade de vida no trabalho: a contribuição do psicólogo organizacional. Psicologia e Saúde em Debate, v. 4(2), p. 115-129, julho, 2018.

SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2006.

TRIERWEIKER, M. Atuação dos Psicólogos em Programas de Qualidade de Vida nas Organizações de Trabalho. Tese, mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

ZANELLI, J. C., & BASTOS, A. V. B. Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 466-491.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.