O PROGRAMA 5S E A IMPLANTAÇÃO DE SUAS FERRAMENTAS EM UMA MICROEMPRESA

Larissa dos Santos Borba, José Eduardo do Couto Barbosa

Resumo


Este artigo possui como objetivo demonstrar o programa de qualidade 5s, divididos em seiri (utilização), seiton (organização), seiso (limpeza), seiketsu (saúde) e shitsuke (autodisciplina), pois nos dias atuais tem sido uma ferramenta muito importante para as empresas que almejam ambientes de trabalho de qualidade e que priorizam a satisfação e o bem-estar das pessoas. A metodologia utilizada será bibliográfica, descritiva e exploratória. Além disso, busca implantar esse programa em uma microempresa, atuante no ramos de vendas de roupas da cidade de Bom Repouso-MG, com o objetivo de comprovar a eficiência desse programa em transformar uma empresa em um ambiente limpo, organizado e harmonioso. Os resultados obtidos através da implantação do programa foram satisfatórios, onde trouxe muitas melhorias para a empresa, no sentido de organização e disciplina, além de melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e alavancar a gestão organizacional.


Referências


ABRANTES, José. Programa 8S: da alta administração à linha de produção: o que fazer para aumentar o lucro? 2ª edição rev. ampl. – Rio de Janeiro, 2007.

ANDRADE, Wagner Matias de. Viver 5S, 2014. Disponível em: https://5s.com.br/2/o-que-e-5s.php. Acesso em: 08/09/2021.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro. Elsevier, 2005.

COLENGHI, Vitor Mature. O&M e qualidade total: uma interpretação perfeita. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2000.

MARQUES, W. L., Diário de um empreendedor 1° Edição, 2009.

MARTINS E LAUGINI, Administração da Produção. I Laugini, Fernando Piero. II Título. Administração da Produção/ Petrônio G. Martins, Fernando P. Laugini- 2. D. ver. Aum e atual, São Paulo: Saraiva 2005.

MONTEIRO JR, A. S.; SILVA D. L.; COSTA J. S. Contribuição da metodologia 5S em uma empresa fabricante de embalagem de alumínio. Trabalho apresentado no VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Evento Interinstitucional Excelência em Gestão, Niterói – Rio de Janeiro, 2011. Disponível em:

OLIANI, Luiz Henrique [et al]. Os benefícios da ferramenta de qualidade 5s para a produtividade. Revista Científica UNAR (ISSN 1982-4920), Araras (SP), v.12, n.1, p. 112-120, 2016.

OLIVEIRA, Cristiane Sardin Padilla de. As Principais Características da mão-de - obra da construção civil que interferem na filosofia da qualidade. 2007. 114 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pos Graduação e Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maira, 2007.

OLIVEIRA, José Roberto Cerqueira. Aspectos humanos dos 5 sensos: uma experiencia prática. Rio de Janeiro: Qualimark, 1997.

OSADA, T. Cinco Pontos-Chaves para o Ambiente da Qualidade Total. 3. ed. São Paulo: Imam, 1992.

PASQUALINI, H. Proposta de Implantação do Programa Cinco Sensos no Setor de Apoio Administrativo da Empresa Perdigão. 2008. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Administração. Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí/SC, 2008.

REBELLO, M. A. de F. R. Implantação do Programa 5S para a Conquista de um Ambiente de Qualidade na Biblioteca do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Revista Digital de Biblioteconomia Ciência da Informação, Campinas, v. 3, n. 1, 165-182 p. Jul/Dez. 2005.

RIBEIRO, Haroldo. 5S. A base para Qualidade Total. Salvador, BA: Casa da Qualidade, 1994.

SILVA, Christian E. da. Implantação De Um Programa ‘5s’. XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003, ENEGEP. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2003_tr0201_0471.pdf. Acesso em: 10/09/2021.

SILVA, João Martins da. 5S: O ambiente da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1994.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.