ANÁLISE ORGANIZACIONAL: desempenho e comprometimento do colaborador no setor de segurança pública

Cláudia Cobêro, José Eduardo do Couto Barbosa

Resumo


O capital humano é considerado o principal recurso das organizações, que com a alta competitividade do mercado atual, necessitam cada vez mais do envolvimento dos indivíduos nos processos organizacionais para que os seus objetivos sejam alcançados, garantindo a sua sobrevivência. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem o intuito de analisar o comprometimento dos indivíduos em relação ao desempenho organizacional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de verificar a perspectiva de diversos autores sobre o assunto abordado, uma vez que este é de extrema importância para as organizações como um todo pelo fato dos indivíduos serem considerados peça-chave para a produtividade organizacional. Constatou-se que o comprometimento está intrinsecamente relacionado ao comportamento humano e às características pessoais, sendo que muitas vezes são influenciados por fatores da sociedade em que está inserido, como valores e crenças, bem como fatores organizacionais como o ambiente de trabalho e a cultura organizacional. Dessa forma, verificou-se que as organizações devem buscar mecanismos que estimulem os funcionários a estejam sempre motivados e comprometidos com o trabalho, pois o desempenho organizacional depende diretamente o comprometimento individual.


Referências


AZEVEDO, L. P. S. Comprometimento e Bases de Poder como Preditores de Impacto de Treinamento no Trabalho em Contact Center. 2006, 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.

BASTOS, Antônio Virgílio B.:BRANDÃO, Margarida G. A.; PINHO, Ana Paula N. Comprometimento organizacional: uma análise do conceito expresso por servidores, universitários no cotidiano de trabalho. Rev. adm.contemp. vol.1. n. 2. Curitiba: May/Aug. 1997.

BASTOS, A.V.B. O Conceito de Comprometimento: sua natureza e papel nas explicações do comportamento humano no trabalho. In:_______. Organização e Sociedade, Salvador, v.1, nº 2, p. 77-106, 1994.

BASTOS, A. V. B.; CORREA, N. C. N.; LIRA, S. B. Padrões de comprometimento com a profissão e a organização: o impacto de fatores pessoais e da natureza do trabalho. In: ENANPAD 98, Anais do 22º Encontro da ANPAD, Foz do Iguaçu (PR), 1998.

CHIAVENATO, Idalberto Introdução à teoria geral da administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade gerencial: teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DAVEL, Eduardo Paes Barreto, VASCONCELLOS, João Gualberto Moreira, (organizadores). Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

DUTRA, Joel Souza (Org). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Editora Gente, 2001.

FREIRE, Frederico Rômulo Sampaio. Comprometimento organizacional: análise comparativa do papel da administração em pequenos hotéis da macro-região turística de serras úmidas/Baturité. 2002. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração). Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2002.

GIL, Antônio Carlos, Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

MEYER, J. P.; ALLEN, N.J. Commitment in the Workplace: Theory, research, and apllication. London: Sage, 1997.

NADLER, David A.; HACKMAN, J. Richard; LAWLER, E. Edward. Comportamento organizacional, Tradução de José Eduardo Teixeira Leite. Rio de Janeiro: Campus, 1983.

ROCHA, A. S. C.; BASTOS A. V. Comprometimento do empregado e contextos organizacionais em mudança: O caso do Banco do Brasil. In. ENANPAD, Foz do Iguaçu, Anais do 23 o Encontro da ANPAD –CD-ROM, 1999.

SANTOS, Patrícia Jaira. Satisfação e comprometimento dos funcionários para a melhoria na qualidade do atendimento: um estudo de caso na empresa Hotsul. Florianópolis, 2002. 159f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

SCHERMERHORN, John R. Jr.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Fundamentos de comportamento organizacional. Trautora Sara Rivka Gedanke – Porto Alegre: Bookman, 1999.

TANURE, Betânia, EVANS Paul, PUCK, Vladimir. Virtudes e pecados capitais: a gestão de pessoas no Brasil.2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

TERRA, José Cláudio C. Gestão do conhecimento o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio, 2000. Cap. 5.

VROOM, Victor H. Gestão de pessoas, não de pessoal. Rio de Janeiro: Campos, 1997.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.