DESEMPENHO ACADÊMICO E AS VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS: um estudo com estudantes do curso de Ciências Contábeis

Rafael Augusto Estevan Ferreira Araújo, Mônica Aparecida Ferreira, Vanessa Ramos da Silva

Resumo


Pesquisas acadêmicas têm se dedicado sobre a temática das variáveis que afetam o desempenho acadêmico dos alunos e apontam que são diversas, sejam elas relacionadas a Instituição, aos docentes e ao próprio discente. Neste sentido, este estudo teve por objetivo verificar se os fatores renda familiar, atividade remunerada, nível de escolaridade dos pais, forma de ingresso à Instituição de Ensino Superior (IES) e a formação do 2º grau (pública ou privada) influenciam o desempenho dos alunos de Ciências Contábeis que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no ano de 2012, os dados foram obtidos no Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a amostra foi composta por 44.370 estudantes. Primeiramente, realizou-se uma análise descritiva do perfil destes alunos para traçar suas principais características, e em seguida foi utilizado a Regressão, via bootstrap, para determinar o grau de relação entre as variáveis estudadas e o desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Ciências Contábeis que participaram do ENADE (2012). Os resultados apontaram que as variáveis significativas que podem auxiliar traçar tendências em relação ao desempenho acadêmico foram: renda familiar, nível de escolaridade da mãe e a forma de ingresso à Universidade.


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