A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL SOBRE A ESCOLHA DOS CONSUMIDORES

Michele Nogueira Rodrigues Borba, Liliane de Almeida Carneiro Corrêa, José Eduardo do Couto Barbosa

Resumo


O presente artigo possui como objetivo demonstrar o conceito de marketing digital e a sua influência sobre a escolha dos consumidores. A internet além de ser um meio de comunicação, informação e entretenimento, também se tornou um meio de adquirir produtos e serviços. Através disso surge o marketing digital, como uma ferramenta fundamental na divulgação de marcas, na venda de seus produtos e na interação entre consumidor e empresa, por isso a importância do desenvolvimento de estratégias eficientes para que as empresas cresçam e se firmem no mercado. E a partir desse contexto o objetivo é de analisar a influência do marketing digital na escolha dos consumidores universitários. A metodologia utilizada será descritiva, exploratória e bibliográfica. A pesquisa foi realizada através de um questionário feito com os universitários da FAEX, onde os resultados demonstraram que o marketing digital realmente influencia os consumidores na escolha de um produto ou serviço de uma empresa.

Referências


REFERÊNCIAS

COBRA, Marcos; URDAN, André Torres. Marketing básico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

FAUSTINO, Paulo. Marketing Digital: o guia completo. Disponível em: https://www.paulofaustino.com/. Acesso em: 10/11/2021.

GIGLIO, Ernesto M. O Comportamento do Consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio.10. ed. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 2003.

KOTLER, Philip. O Marketing Sem Segredos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1997.

LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

REICHHELD, F. F. SCHEFTER, P. E-loyalty: your secret weapon on the web. Harvard Business Review, Boston, v.18, n.4, p.105-113, July/Aug, 2000.

SANTOS, Alex Rosário. A Influência do Marketing Digital na Decisão de Compra do Consumidor Brasileiro. Inovcom, Vol. 8. N. 2, 2015.

SOLOMON. Michael R. O Comportamento do consumidor, comprando, possuindo, sendo. 5.ed. São Paulo: Bookman, 2006.

SOMOLON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2011.

TAVARES, Cristiano Viana Cavalcante Castellão. Marketing na região do cariri: melhores marcas, merchandising, satisfação e comportamento do consumidor. 1. ed. Curitiba: CRV, 2013.

TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2009.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.