O PLÁGIO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: UM PERIGO IMINENTE A CIÊNCIA NOS DIAS ATUAIS

Douglas Manoel Antônio de Abreu Pestana dos SANTOS

Resumo


Esta pesquisa propõe reflexões acerca do plágio no ambiente acadêmico na contemporaneidade como ferramenta de escrita que iremos chamar de antiética, que é utilizada nas produções textuais de acadêmicos e pesquisadores científicos no Brasil. Este estudo compõe o trabalho final do componente curricular denominado Metodologia do Ensino Superior, sendo que para compor este processo de escrita foi proposto que houvesse a leitura prévia do texto pelos pares, com o intuito de se utilizar a análise e apontamentos críticos construtivos como parâmetro na elaboração da redação final da produção textual. Diante do exposto, promovemos o entendimento do que é o Plágio, de sua história e da contextualização da temática contemporânea no Brasil. Infere-se que urge a necessidade da sua análise e discussão no âmbito social e acadêmico. Evidenciou-se a responsabilidade cível e criminal que são imputadas àqueles que se utilizam desta prática. Abordando as Leis e compêndios de proteção e prevenção contra o uso do Plágio. Nota-se que a questão do Plágio ganha notoriedade, porém, há que investir muito no estudo do tema sem minimizar o abismo existente entre a ética e a produção acadêmica científica que ainda existe na sociedade brasileira. Compreendendo que o Plágio é um problema social de imensa proporção, que ao ser utilizado gera descredito à ciência, em níveis mundiais, atingindo diversos alvos, inclusive aqueles que fazem as suas produções pautadas na ética. Outra questão que emerge nesta meditação acadêmica é, por que um indivíduo comete plagio intencional de modo doloso a outrem ou a pesquisa?  Neste contexto identificamos o papel fundamental das boas práticas de pesquisa desde o ensino básico, estendendo-se por toda fase desenvolvimental do aprendente diante da formação do seu caráter e personalidade.

Palavras-chave: Plágio; Direitos Autorais; Fraude; Integridade da Pesquisa.


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