VIRTUDES MORAIS NA ESCOLA

Lazenclézia Teodoro Ferreira, Patrícia França Neto Freitas, Pedro Henrique Simonelli de Souza, Ariadne Dettmann Alves

Resumo


Esta pesquisa propõe investigar as ações promovidas por professores no contexto escolar e como elas podem contribuir no desenvolvimento das crianças. O objeto de estudo da presente pesquisa são as ações realizadas no contexto escolar por professores, que propiciem a reflexão sobre as virtudes morais, contribuindo para o desenvolvimento moral das crianças. Foram entrevistados seis professores de escolas públicas, que estivessem lecionando para grupos de alunos do ensino fundamental I. Foi utilizado um roteiro semi-estruturado, contemplando questões  que abordavam assuntos referentes ao tema proposto. Os resultados da pesquisa indicam que os professores consideram importante o trabalho com virtudes em sala de aula, mas a maioria o faz de forma indireta, sem um planejamento para o desempenho dessas ações. Desta forma, considerando a relevância do tema para o desenvolvimento moral de crianças, destaca-se a necessidade de ações planejadas voltadas para a discussão sobre virtudes morais, para que estas ações possam favorecer o desenvolvimento das crianças.

 

 

PALAVRAS CHAVE: Virtudes Morais; Amor; Generosidade; Educação Infantil.

Referências


ALENCAR, Heloisa M. de; MARCHI, Barbara F. de; COUTO, Leandra L. M.; ROMANELI, Mariana S.; LIMA, Mayara G. de. Educação em valores morais: juízos de profissionais no contexto escolar. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. v. 18, n. 2,p. 255- 264, Maio/Agosto 2014.

DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

LA TAILLE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LA TAILLE, Y. Para um estudo psicológico das virtudes morais. Educação e Pesquisa, v.

, n. 1, p. 109-121, 2000.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. 2a ed. São Paulo: Summus, 1994.

PIAGET, J. Introdução - Problemas e métodos. In: A representação do mundo na criança. Aparecida, SP: Idéias e Letras, 2005, p. 9-31.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

PUIG, J. M. Aprender a viver. In ARANTES, V. A. (Org). Educação e valores: pontos e contrapontos, São Paulo: Summus, 2007, p. 65-106.

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O auto- respeito na escola. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 135, p. 729-755, set./dez. 2008

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.