ANÁLISE DE VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE ITABIRA- MG

Taynara Mares Damasceno, Thais Camila Rodrigues

Resumo


A construção civil é um essencial segmento da indústria brasileira, com um excelente indicativo de crescimento econômico e social. Apesar disso, também é uma atividade que causa muitos impactos ambientais. Além do grande consumo de recursos naturais, os empreendimentos de construção causam alteração da paisagem e, como todas as outras atividades da sociedade, geram resíduos. Os Resíduos da Construção Civil representam um sério problema em muitas cidades brasileiras, a disposição irregular destes resíduos sólidos urbanos podem ocasionar problemas de ordem estética, ambiental e de saúde pública, que sobrecarrega os sistemas de limpeza pública municipais. Em Itabira, são produzidas diariamente cerca de 100 toneladas de resíduos de construção e demolição, que necessitam de disposição adequada e segura, para não agredir o entorno do espaço destinado a esses resíduos. Uma maneira de resolver este problema é usar este resíduo da demolição como agregados. Esta pesquisa é voltada para a cidade de Itabira-MG, foram realizados revisão bibliográfica, levantamentos de quantitativo do entulho gerado na cidade e da locação, com a composição de custo, o planejamento e a viabilidade econômica para a execução da Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Por fim, concluiu-se que a construção da usina não é viável para a cidade, devido ao elevado custo de lotes em Itabira, que ocasiona um valor inviável para a implantação.

 

Palavras-chave: Análise de viabilidade, resíduos da construção civil, demolição, reciclagem.

Referências


APLIK IMÓVEIS. Imóvel para vender. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2018.

BARRETO, I. M. C. B. do N. Gestão de resíduos na construção civil. Sergipe: Sinduscon, 2005. Disponível em: Acesso em: 08/09/18

CASSA, José Clodoaldo Silva; CARNEIRO, Alex Pires; BRUM, Irineu Antonio Schadach. Reciclagem de entulho para produção de materiais de construção. Salvador, BA: EDUFBA, 2001.

CLEMENTE, A. (Org). Projetos Empresariais e Públicos. São Paulo: Atlas, 1998. Artigo Científico, viabilidade de implantação de uma usina de reciclagem da construção civil na cidade de São José dos Campos/SP, UNIVAP/FEAU de São José dos Campos.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente (2002). Resolução Nº 307, de 5 de julho de 2002. Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Habitação. Publicada no Diário Oficial da União em 17/07/2002

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em: 05 abr.2018

ITAURB. Aterro de inertes. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2018.

LIMA, J. A. R.; SILVA, L. F. Utilização e normalização de resíduo de construção reciclado no Brasil, 1999. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL.

PINTO, T. P. Gestão ambiental de resíduos da construção civil: A experiência do Sinduscon – SP. São Paulo: Sinduscon, 2005. 48p. Disponível em: < http://www.cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/Manual_Residuos_Solidos.pdf > Acesso em: 25 jul. 2018.

WILBURN, D. R.; GOONAN, T. G. Aggregates from Natural and Recycled Sources: economic assessments for construction applications: a materials flow analysis. U.S. Geological Survey Circular 1176. 1998. Disponível em: . Acesso em 01.08.2018.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.