NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO: UM RETROCESSO CONSTITUCIONAL E DESAMPARO DO EMPREGADO

Ariete Pontes de Oliveira, Francisneide de Oliveira Neves, Ítalo Moreira Reis, Moisés Martins de Assis

Resumo


A presente pesquisa trata da temática envolvendo a discussão acerca do negociado sobre o legislado à ótica de um retrocesso constitucional e desamparo do empregado, que  tem por objetivo analisar, pela ótica da Constituição da República, os impactos da reforma trabalhista, um dos pontos de estudo é a permissão da nova CLT no tocante ao negociado, ou seja, a convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho tenham prevalência sobre o que se foi legislado. Sabemos que o estudo do Direito do Trabalho como instrumento de efetividade dos direitos humanos fundamentais, defende que o trabalho humano é uma necessidade não só material, mas também social. Nesta ótica, a não proteção legal do trabalhador, fere a dignidade humana, princípio basilar do Estado Democrático de Direito. O objeto de estudo nesta pesquisa serão os pontos negativos dos dispositivos que permitem o negociado sobre o legislado, fator de desamparo do trabalhador, sob a ótica de que este, na relação trabalhista, é aquele que possui menos condições de defesa e voz ativa, ante ao empregador. Deste modo, busca--se compreender o retrocesso inerente à permissão legal se estabelecer o negociado sobre o legislado, implementado pela reforma trabalhista, o que vai de encontro com o Estado Democrático de Direito, os princípios do Direito do Trabalho e princípios fundamentais Constitucionais. Deste modo, a modificação legislativa visando o amparo, deve ser a adotada pelo nosso Ordenamento, e não o tratamento como se fosse uma relação comercial livre.

Palavras-chave: Negociado. Legislado. Dignidade da Pessoa Humana. Direito Social. Direito do Trabalho.


Referências


ALMEIDA, Cléber Lúcio. ALMEIDA, Wânia Guimarães Rabêllo de. Direito do Trabalho e Constituição: a constitucionalização do Direito do Trabalho no Brasil. São Paulo: LTR, 2017.

BRASIL. Consolidação das Leis Trabalhistas. Disponível em em: . Acesso em: 12 novembro. 2018.

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Trabalho Decente Análise Jurídica da

Exploração do Trabalho – Trabalho Escravo e outras Formas de Trabalho Indigno. 4ª ed. São Paulo: LTr 80, 2016

DELGADO, Gabriela Neves. Direito fundamental ao trabalho digno. São Paulo: LTR, 2006. CAPÍTULO V: Fundamentos e estruturas das relações de trabalho no paradigma do Estado Contemporâneo.

DELGADO, Maurício Godinho; DELGADO, Gabriela Neves. CAPÍTULO I: A MATRIZ DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. in A reforma trabalhista no Brasil: com comentários à Lei 13.467/2017. São Paulo: LTR, 2017.

________________. Curso de Direito do Trabalho. 10ª ed. São Paulo: LTR, 2011.

GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, Élson. Curso de direito do trabalho. Rio de Janeiro, Editora Forense, 1995.

MAIOR, Jorge Luiz Souto. Breves considerações sobre a história do direito do trabalho no Brasil. In: Curso de direito do trabalho ed.São Paulo: LTr, 2007.

MAIOR, Jorge Luiz Souto; SEVERO, Valdete Souto. Resistência: aportes teóricos contra o retrocesso trabalhista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

SARLET, Ingo Wolfganf. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4ªed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

SCHIAVI, Mauro. Proteção jurídica à dignidade da pessoa humana do trabalhador. 2016 Disponível em Acesso em 20 de set. 2018.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.