METODOLOGIA PARA ANÁLISE DA MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE: estudo de caso para Cataguases-MG

Cláudio Rodrigues, Leonardo Mendonça Silva, Vinicius Vieira Menezes, Geraldo Furtado Neto

Resumo


O objeto de estudo do artigo apresentado são os problemas ligados a mobilidade e acessibilidade decorrentes da crescente urbanização na cidade mineira de Cataguases, bem como os principais tipos de percalços ligados a tal situação. A metodologia do trabalho se deu por meio da definição das melhores rotas/vias a serem analisadas, levado em consideração os principais atrativos populacionais aos quais geram uma demanda de mobilidade enorme e por fim realizando visitas de campo para levantamento de dados. No decorrer no projeto, é notório que a modificação das condições de acesso precisam ser postas em prática, até por que as dificuldades encontradas não são tão complexas de serem atendidas, bem como apresentados por meio de tabelas e mapeamento. Em suma, mediante as análises feitas através de processos estatísticos e comparativos, nota-se a importância em promover melhorias estruturais que garantam ao cidadão o pleno exercício de seus direitos. Os locais analisados possuem alta atratividade, porém as dificuldades levantadas limitam o deslocamento das pessoas com restrições à locomoção, impossibilitando o real fluxo local.

 

Palavras-chave: Mobilidade. Acessibilidade. Crescente urbanização. Limitações.Comparações. Cataguases


Referências


COSTA, M. da S. (2008) Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. 2008. Páginas Tese (Doutorado em Engenharia). - EESC/USP. Departamento de Engenharia de Transportes – EESC/USP. São Carlos, 2008.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em . Acessado em 14/03/2018.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana – SEMOB, Departamento de Regulação e Gestão. Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília, DF, 2005.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.