JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO E CONSTITUCIONALISMO DEMOCRÁTICO: A EFETIVIDADE JURÍDICO-PROCESSUAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO BRASIL

Igor Alves Noberto Soares, Kannandha Nunes Costa

Resumo


O presente artigo, resultado parcial de Projeto de Iniciação Científica desenvolvido junto ao Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni - UniDoctum, teve por objetivo entender o conceito de Justiça de Transição e sua análise jurídico-processual na construção do Estado Democrático de Direito. A partir dos contributos do Constitucionalismo Democrático, foram levantados dados bibliográficos para perceber como os institutos da Justiça de Transição auxiliam na efetivação dos direitos fundamentais, seja por meio da reparação às transgressões aos direitos ou na adoção de políticas públicas para afastar práticas autoritárias no bojo estatal como elemento para o direito à informação, à memória e à verdade.

Palavras-Chave: Estado Democrático de Direito. Direitos Fundamentais. Constitucionalismo Democrático. Justiça de Transição. Efetividade.


Referências


ALMEIDA, Eneá de Stutz e. TORELLY, Marcelo. Justiça de Transição, Estado de direito e Democracia Constitucional: Estudo preliminar sobre o papel dos direitos decorrentes da transição política para a efetivação do estado democrático de direito. Sistema Penal & Violência, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 36-52, jul./dez. 2010

BARROS, Edgard Luiz de. Os governos militares. São Paulo: Contexto, 1994.

BRASIL. Revista Anistia Política e Justiça de Transição. Brasília: Ministério da Justiça, jan./jun. 2009

BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014.

BRÊTAS, Ronaldo de Carvalho Dias. Processo Constitucional e Estado Democrático de Direito. 3ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2015.

CUNHA, Thársyla Glessa Lacerda da. Um mês de desgosto: a atuação dos jornais Tribuna da Imorensa e Última Hora na crise de agosto de 1954. Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História - UFJF, vol. 4, n, 7, jan./jun. 2018

ELSTER, Jon. Closing the books: transitional justice in historical perspective. New

York: Cambridge University Press, 2004.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.

DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. 3ª ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Trad. Galeno de Freitas. 36ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

LAZARO, Josep Fontana i. História: análise do passado e do projeto social. Trad. Luiz

Roncari. Bauru: EDUSC, 1998.

MOREIRA ALVES, Maria Helena. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Bauru: EDUSC, 2005.

NETTO, José Paulo. Pequena História da Ditadura Brasileira (1964/1985). São Paulo: Editora Cortez, 2018.

SOARES, Igor Alves Noberto. O ESTADO MODERNO E O EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA: a construção do paradigma jurídico-constitucional do Estado Democrático de Direito enquanto práxis para a emancipação da pessoa humana. In: SOARES, Igor Alves Noberto; OLIVEIRA, Ariete Pontes. Democracia, Direitos Fundamentais e Resistência: os 30 anos de promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. Belo Horizonte: Editora Arraes, 2019.

TARSO, Genro. Teoria da Democracia e Justiça de Transição. Belo Horizonte: EdUFMG, 2009.

TELLO, Diana Carolina Valencia. O início do Estado Moderno: uma análise de modelos de Estado e culturas políticas. In: Revista Opsis, v.12, n.1, p. 73-89, jan./jun.2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.