ANÁLISE DAS PRÁTICAS TRIBUTÁRIAS NAS EMPRESAS S.A DE COMÉRCIO VAREJISTA NO BRASIL

Joyce de Oliveira Mafra, Janaína Quintão Machado Cunha, Moacyr Rodrigues Simão, Alice Rodrigues Borges Lazaroni

Resumo


O Brasil é um dos países que possuem as maiores cargas tributária do mundo, assim os gestores buscam forma de amenizarem os impactos dessa elevada carga, por meio do planejamento tributário, buscando brechas de forma lícita para pagar menos impostos possíveis, a agressividade tributária é uma desssas formas. Apesar de ter grande importância, o tema agressividade tributária é pouco abordado no Brasil no campo de pesquisas. Buscando entender mais profundamente a respeito do assunto e buscando contribuir sobre o mesmo o presente estudo propõe-se a analisar a existência e o nível de agressividade fiscal nas empresas S.A de comércio varejistas que operam no mercado brasileiro e assim entender se existe ou não a prática de agressividade tributária nesse segmento. Além de verificar se os comércios de varejo S.A que tem um maior Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, maior retorno sobre os ativos e um maior volume de operaçõespraticam ou não a agressividade tributária. Para realização a presente pesquisa englobou dez empresas que operam no Novo Mercado - Bovespa e que atuam no segmento de comércio varejista nos períodos de 2011 a 2016 com base em análise de suas demonstrações contábeis, considerando o seu patrimônio líquido. Foi abordado o segmento de comércio varejista por ser um setor de grande impacto no comercio atual, segmento esse de grande importância para a economia do país, por estarem em grande crescimento a cada ano que se passa, e por serem S.A têm obrigatoriamente suas demonstrações financeiras publicadas tornando mais transparente o acesso as informações. Foi utilizado nesta pesquisa o modelo de regressão linear com múltiplas variáveis que conta com 60 observações na amostra.

Referências


ARAÚJO, R. A. M.; SANTOS, L. M. S.; FILHO, P. A. M. L., Câmara, R. P. B. Análise comparativa da agressividade fiscal das empresas listadas na BM&FBOVESPA e na NYSE. 2016.

BM&FBOVESPA. Novo Mercado. 2017

BUENO, Artur Franco. Problemas de Disclosure no Brasil - o caso das empresas com ações no exterior. Cad. estud. no.20, Print version ISSN 1413-9251, 1999.

Capone, R.S. Valadão, M.A. P. (2012) Planejamento Tributário Internacional.

CARVALHO, V. G. de. Paulo. E. TAVARES, A. de L. Gerenciamento Tributário: Proxies utilizados pelas pesquisas no período 2000 a 2012. Registro Contábil – Ufal, Vol. 5, Nº 3, p. 1-19, 2012.

FREISLEBENN, E. L. K. Kurtz. L. Planejamento Tributário em indústria de implementos Agrícolas. Toledo, 2013.

FOLSTER, A. S.; FERREIRA, T. P.; LUNKES, L. F. Pesquisa Empírica em Contabilidade Tributária: um panorama das pesquisas tributárias no Brasil.REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade. V. 6 | n. 1 | p. 1-16 ISSN:2237-3667, 2016.

GOLO, R. S. Mercado de Capitais: Uma contribuição para o entendimento do mercado acionário. 2009.

MARTINEZ, A. L.; DALFIOR, M. D. Agressividade Fiscal entre companhias controladoras e controladas. In: Revista da Receita Federal: estudos tributários e aduaneiros, Brasília-DF, v.2, n.1, p.344-362, 2015.

MARTINEZ, A. L.; MARTINS. V. A. M. Alavancagem Financeira e Agressividade Fiscal no Brasil. In: Revista de Contabilidade da UFBA. Salvador - BA, v. 10, n. 3, p. 5 –22, 2016.

MARTINEZ. A. L.; SILVA, R. F. Agressividade Fiscal e o Custo de Capital de Terceiros no Brasil. In: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. ISSN 2238-5320, v. 7, n. 1, p. 240-251, 2017.

MOTTA, Fábio Pereira. Agressividade Fiscal em Sociedades de Economia Mista. FUCAPE, 2015.

NETO. A. M. Planejamento Tributário: Um Estudo de Caso na Empresa Mazza Compensados e Laminados Ltda, 2008.

QUIRINO, R. S. L. Mercado de Capitais: A contabilidade como ferramenta de análises para investimentos em bolsas de valores. 2012.

RAMALHO, G. C.; MARTINEZ, A. L. Empresas Familiares Brasileiras e a Agressividade Fiscal. 2014.

REINDERS. A. P. G. S.; MARTINEZ. A. L. Qual o efeito da agressividade tributária na rentabilidade futura? Uma análise das companhias abertas brasileiras. 2016.

SILVA. R. C. F.; SEIBERT, R. M. Governança Corporativa – História E Tendências. In: Revista Eletrônica de Extensão da URI. ISSN 1809-1636, 2012.

SILVEIRA, T. B. M. Introdução ao Estudo sobre a Elisão Fiscal, Evasão Fiscal e o Planejamento Tributário. In: Revista de Direito Internacional Econômico e Tributário. V.8, N.1.p.87-130. 2013.

WILSON, T. Qualitative “Versus” Quantitative Methods in Social Research. In: Bulletin de Methodologie Sociologique, n. 10. p. 25-51. 1986.

YOSHITAKE. M.; ARAUJO. R. K.; TEVFIK, A. C.; TRINDADE, B. V. BONAVENTO, M. R. Os pilares da Governança Corporativa nas Organizações. 2014.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.