ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL DAS ESTRUTURAS SOB A INFLUÊNCIA DA LOCAÇÃO DE PILARES

Anna Paula Oliveira, Diego Gonçalves, Kelly Britto, Natália Campos, Samuel Silva, Camila Silva, João Oliveira Junior, José Nelson Rocha

Resumo


Analisar a estabilidade global de uma estrutura é essencial no desenvolvimento de projetos em edificações de concreto armado. O objetivo desse trabalho é enfatizar a importância da locação de pilares, pois esta interfere no deslocamento da estrutura, alterando diretamente a rigidez e a suscetibilidade aos efeitos globais de segunda ordem. Por metodologia, tem-se o estudo de caso. Utilizando o software FTOOL, foram elaborados pórticos principais de contraventamento, levando-se em consideração a direção de menor inércia, para uma edificação residencial. Para análise do deslocamento, considerou-se a atuação de uma ação horizontal incidindo no topo deste prédio e analisou-se duas opções de posicionamento dos pilares. Durante a locação no projeto A os resultados mostraram um afastamento de 0,113m relação ao eixo vertical da estrutura, enquanto em apenas 0,0767m, totalizando uma diferença de aproximadamente 0,0363m, decorrente da influência no posicionamento dos pilares, resultando no primeiro caso em uma estrutura menos rígida uma vez que os efeitos de segunda ordem foram considerados em ambos os casos em razão da esbeltes e das características geométricas do pórtico.

Palavras-chave: Estabilidade global. Estrutura. Pilares.


Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Projetos de estruturas de concreto - Procedimento: NBR 6118. Rio de Janeiro, 2014.

GONÇALVES, R. M. et al. (2007). Ação do vento nas edificações: teoria e exemplos. EESC-USP, São Carlos, SP, 2007.

LEET, K. M.; UANG, C. M.; GILBERT, A. M. Fundamentos da Análise Estrutural. 3ed. Dados eletrônicos – Porto Alegre: AMGH, 2010.

MARTHA, Luíz. Métodos básicos da análise de estruturas. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, Departamento de Engenharia Civil. Rio de Janeiro, 2010.

MONCAYO, Winston. Análise de segunda ordem global em edifícios com estrutura de concreto armado, 2011. Disponível em:. Acesso em:15 out. 2017, 19:44.

PEREIRA, E. H. N; OLIVEIRA, C. M; DAVI, H. H. R. C. Avaliação da estabilidade global em edifícios de concreto armado pelo coeficiente gama-Z e processo P-delta. Revista Tecnologia & Informação. Ano 2, N.3, Jul./Out.2015

SCADELAI, M.A. Dimensionamento De Pilares de Acordo com a NBR 6118:2003. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.