MARKETING ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA DE CHOCOLATE NO MUNICÍPIO DE ICONHA/ES

Bruno Afonso Ferreira, Ana Paula Maroni Valiati Diir

Resumo


O objetivo deste trabalho foi mostrar como a empresa Chocolates Espírito Santo situada no município de Iconha/ES utilizou o mix do marketing para lançar produtos com características próprias no mercado. Diante da concorrência, as empresas buscam diferenciais competitivos a fim de alcançar publico alvo. O marketing vai além das vendas e engloba todo processo de criação do produto, planejamento, assim como os métodos para que esses produtos alcancem o consumidor, com objetivo de satisfazê-lo. Para atingir os objetivos propostos nesta pesquisa, que se descreve como estudo de caso, de cunho bibliográfico com característica qualitativa, foi realizada uma entrevista com os gestores da referida empresa, onde ficou evidenciado o uso do marketing e suas respectivas ações no alcance de mercado pela empresa, além de ter sido possível entender e demonstrar como a organização utiliza a qualidade do produto como principal componente do mix de marketing.


Referências


BARNEY, Jay Bamey; HESTERLY, Willian S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Qualidade no atendimento ao cliente rumo ao século 21. Presidente Prudente, 1999.

BOONE, Louis E.; KURTZ, Davi . Marketing contemporâneo.12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

CARAVANTES, C.; CARAVANTES, Geraldo R.; BJUR, Wesley. Administração e qualidade. São Paulo: Makron book´s do Brasil, 1997

CAVALCANTI, Francisco Antonio. Planejamento estratégico participativo: concepção, implementação e controle de estratégias. São Paulo: Senac, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. 9. ed. São Paulo: Makron Books, 2014.

CHURCHILL JR. Gilbert; PETER, J. P. Marketing: criando valor para o cliente. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

COBRA, Marcos. Plano Estratégico de Marketing. São Paulo: Atlas, 1991.

________. Administração de Marketing. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 1992.

________. Administração de marketing. 4.ed. São Paulo: Altas, 2015.

________. Marketing básico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

DORNELAS, José Carlos Assis; Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro : Elsevier, 2005

GODOY, A. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, 1995.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Fundamentos do Marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 2009.

KOTLER, Philip; BES, F.T. A bíblia da inovação: princípios fundamentais para levar a cultura da inovação contínua às organizações. São Paulo:Lua de Papel, 2011.

KOTLER. Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

________. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

________. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 12. ed. São Paulo: Futura, 2002.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006.

________. Marketing de serviços.5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

________. Marketing: conceitos, exercícios e casos. São Paulo: Atlas, 2009.

LEITE, Emanuel. O Fenômeno do Empreendedorismo. Recife: Bagaço, 2000.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MENEZES, L.C.M. Gestão de Projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINTZBERG, Henry et. al. Safári de Estratégia.Porto Alegre: Bookmam, 2001.

NUNES, Clarice. Os desafios da pesquisa histórica. RODRIGUES, Maritita AA et al. Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Belo Horizonte: UFMG/EEF, 1996.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Reboucas. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 33. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

________. Apostila do curso de manutenção centrada em confiabilidade. Foz do Iguaçu: DNV Principia, abr. 2001.

PORTER, Michael Eugene. Estratégia competitiva: técnicas para a análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

PRIDE, Willin. M.; FERREL, O. C. Marketing: conceitos e estratégias. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

________. Estratégia competitiva: técnicas para a análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social métodos e técnicas.4. ed. rev. e amp. São Paulo: Atlas, 2017.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

STONER, James. A; FREEMAN, R. E. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica.3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

TERENCE, Ana Cláudia F. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa. Desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. São Carlos, São Paulo: USP, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.