SISTEMA DE INTERLIGAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PONTOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Maxsuell Roger Caetano, Elias de Souza Gonçalves

Resumo


A iluminação pública é essencial para a vida das pessoas, pois se relaciona diretamente com a segurança e a qualidade de vida. Geralmente, problemas estruturais na iluminação pública somente são solucionados quando os usuários do sistema entram em contato com a empresa responsável pela manutenção ou quando são realizadas inspeções de rotina na rede de distribuição. Este trabalho tem como objetivo criar um mecanismo de interligação entre os pontos de iluminação pública através de uma rede wi-fi em malha, aplicando conceitos de Internet das Coisas e usando dispositivos embarcados, permitindo, assim, controle e monitoramento mais eficazes. Falhas como iluminação em horários impróprios e problemas com as lâmpadas podem ser identificadas mais rapidamente. Testes experimentais foram conduzidos com um modelo do sistema composto por luminárias reais e os resultados foram satisfatórios. Verificou-se que a distância de comunicação estável máxima chegou a 100m e, ao detectar um problema com a iluminação, o dispositivo embarcado imediatamente envia uma notificação por SMS com detalhes da ocorrência a um número de celular previamente definido.

Referências


ANTUNES, Rothschild Alencastro. Instalação de uma rede mesh metropolitana utilizando padrão IEEE 802.11a e implementação do serviço voip (WMAN-VOIP). 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado Automação) - Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira - UNESP, Ilha Solteira, 2012.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Resolução normativa 414: Estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada. 2010. 211 p.

MORAIS, Antônio Higor Freire de. eOSI: Um modelo para Desenvolvimento de Sistemas Embarcados Tolerantes a Falhas. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

OLIVEIRA NETO, Inael Rodrigues de. Síntese de Requisitos de Segurança para Internet das Coisas Baseada em Modelos em Tempo de Execução. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

ROSÁRIO, Desnes Augusto Nunes do. Desenvolvimento e aplicações de sistemas embarcados em FPGA. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso.

ESPRESSIF. Mesh User Guide. Disponível em:. Acesso em: 23 maio. 2017.

FERREIRA, Hiro Gabriel Cerqueira. Arquitetura de Middleware para Internet das Coisas. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

GIMENES, André Luiz Veiga et al. Sistema integrado de monitoramento, controle e dimerização em Sistemas de iluminação pública: Análise de desempenho, atendimento à normalização e proposta para implantação no Brasil (GET). XXI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 23 a 26 de Outubro de 2011, Florianópolis - SC.

KOLBAN, N. Kolban’s Book on ESP8266. 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2017.

LACERDA, F. Arquitetura da informação pervasiva: projetos de ecossistemas de informação na internet das coisas. 2015. 226 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

OLIVEIRA, Ricardo Rodrigues. Uso do microcontrolador ESP8266 para automação residencial. Rio de Janeiro: UFRJ Escola Politécnica, 2017. 55 p. Projeto de Graduação.

SERAFIM, Edvaldo. Uma estrutura de rede baseada em tecnologia IoT para atendimento médico a pacientes remotos. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Faculdade Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2014.

SILVA, Marlon da. Planejamento de Redes em malha sem fio com Atendimento a Parâmetros de Qualidade de Serviço. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, São José dos Campos, 2011.

SIMCOM. SIM800. Disponível em: http://simcomm2m.com/En/module/detail.aspx?id=138-. Acesso 10 nov. 2017.

YHDC. SCT013-000. Disponível em: http://en.yhdc.com/product1311.html?productId=401. Acesso em: 09 out. 2017.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.